Liberação de recursos para construção de Centro de Convenções em Taquaruçu é discutida em Brasília

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 05 de dezembro de 2019 às 18:19

Verba é oriunda de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes e está avaliada em R$ 3,9 milhões no total

A aplicação de recursos da ordem de R$ 2,7 milhões, que serão destinados para construção de um centro de convenções no Distrito de Taquaruçu foi pauta de discussão entre o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), o arquiteto Walfredo Antunes e o líder do Governo Federal, Eduardo Gomes, autor da emenda destinada ao empreendimento. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 5, no gabinete do Senador, em Brasília.

A destinação da emenda foi anunciada pelo parlamentar no dia 1º de julho deste ano, durante o evento 'Taquaruçu Capital Por um Dia', que transfere a sede administrativa da Capital para o Distrito. Além do valor de R$ 2,7 milhões, o senador resolveu propor mais uma emenda adicional, no valor de R$ 1,2 milhões, totalizando o montante de R$ 3,9 milhões.

A prefeita Cinthia Ribeiro determinou que as tratativas para a liberação dos recursos tenham total suporte da gestão, a fim de que o empreendimento seja viabilizado o quanto antes. Ela destaca que a construção de um centro de convenções em Taquaruçu é respaldado pela vocação turística do local. Destino de palmenses e turistas, principalmente nos finais de semana, tem inúmeras trilhas e cachoeiras entre os principais apelos naturais, que atrai a atenção dos amantes de aventura e natureza.

Além disso, o local também se consolidou como palco do Festival Gastronômico e parte deste recurso deve ir para construção do espaço definitivo do Festival, que já entrou para o calendário do setor na região Norte, inclusive atraindo investimentos de empresários do trade turístico, a exemplo de hotelaria que passaram a operar nos últimos anos, garantindo ocupação dos leitos em quase sua totalidade aos finais de semana.

Pela sua importância, Taquaruçu também recebe atenção especial por parte do Sebrae Tocantins, que em parceria com a Prefeitura de Palmas, implementou o Projeto de Estruturação Turística do distrito e da zona rural de Taquaruçu Grande, uma grande ação que envolveu: identificar, planejar, estruturar, implantar e divulgar a realidade turística da região. “A construção do centro de convenções consolida a perenidade da grande vocação turística de Taquaruçu e fortalece os negócios locais”, acrescentou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Turismo

Ainda em Brasília, o presidente do Impup, o arquiteto Walfredo Antunes, se reuniu com o chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, o tocantinense Hercy Filho, ocasião em que discutiu o lançamento da licitação para elaboração de projetos de viabilidade do Distrito Turístico de Palmas, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Palmas, no valor de R$ 1 milhão.