Licenciamento Ambiental foi o tema discutido na reunião com os empreendedores de Taquaruçu e Taquaruçu Grande

Agência de Turismo

Autor: Redação Agtur | Publicado em 28 de junho de 2019 às 18:41

Dúvidas sobre o processo de licenciamento ambiental foram sanadas durante o encontro

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre Licenciamento Ambiental aos empreendedores que fazem parte do projeto de Estruturação Turística da região da bacia de Taquaruçu, foi realizado nessa quinta-feira, 27, no Centro de Atendimento ao Turista (Catur) da região, uma reunião com os técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

A mesma reunião sobre licenciamento ambiental aconteceu também na região de Taquaruçu Grande, na noite de quarta-feira, 26, no Restaurante Estância Machado.

O engenheiro ambiental da Fundação do Ambiente de Palmas, Suarton Fernandes, explica que as reuniões foram para esclarecer todas as dúvidas dos empreendedores, tais como o funcionamento do processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos de lazer, recreação e ecoturísticos, quais são os documentos necessários para a viabilização, como funciona a análise do processo e outras orientações.

“Foi bastante produtiva as reuniões, pois também discutimos outros pontos que são da parte ambiental como, por exemplo, a proteção de área de reserva legal e permanente, gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos, como é a fossa e como é feito o descarte do lixo”, explicou o engenheiro ambiental.

Para o empreendedor Wertemberg Nunes, a reunião foi importante para a compreensão da complexidade que envolve o licenciamento. “A reunião foi bastante produtiva para nós empreendedores, pois cada empreendedor com suas especificidades tirou suas dúvidas, para assim, agilizarmos o processo e saber quais são os requisitos legais para cumprimos devidamente, até porque nenhum empreendimento não quer continuar atuando sem estar legalizado,” disse.

Além disso, outros pontos levantados na reunião foram sobre o uso da água de corpos hídricos e poços de lençol; como está a qualidade da água, se ela está própria para o banho e para beber.

Projeto

O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria iniciada em 2014 entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o Sebrae Tocantins e Nacional para estruturação da atividade de turismo nos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Dentre as principais atividades realizadas em benefício destas localidades estão capacitações profissionais, consultorias empresarias, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. O projeto em execução tem previsão de ter conclusão no final de 2019.