Limpeza de bocas de lobo melhora eficiência da drenagem pluvial

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 14 de julho de 2020 às 10:29

Com as redes de drenagem sendo ampliadas, ensacar o lixo e folhas caídas e estacionar longe de bueiros são atitudes que ajudam sua eficiência

De 1° de janeiro a 30 de junho, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), realizou 73 limpezas e desobstruções de bocas de lobo em ruas e avenidas da Capital. Esse trabalho é necessário para melhorar o escoamento de águas pluviais para a rede de drenagem.

Algumas das avenidas, quadras e bairros onde este trabalho foi realizado são: setor Santa Fé, Jardim Aureny II, III e IV, avenidas NS-02, JK, LO-12, NS-05, nas quadras Arso 32 (305 Sul), Arse 132 (1306 Sul), Arno 71 (603 Norte) e Arno 44 (409 Norte).

Em muitos desses locais o que causava obstrução eram lixo, folhas secas e terras. Em geral, parte destes resíduos chega às bocas de lobo levada pelo vento e pela água das chuvas.  Uma das origens, em geral, é a falta de destinação adequada de resíduos, que acabam jogados nas ruas.  Outra razão é o excesso de peso causado pelos veículos que trafegam muito próximo ao meio-fio e danificam a tampa dessas estruturas, cuja grelha quebrada deixa de bloquear a passagens de objetos.

A consequência, no período chuvoso, quando a rede de drenagem é requerida, é a diminuição da vazão da água e aumento do tempo de escoamento da água das chuvas, segundo a Seisp.

Acondicionar o lixo doméstico e folhagens secas em sacos bem fechados e depositá-los em lixeiras ou contêineres longe de animais e estacionar e trafegar longe da entrada de bueiros são outras atitudes importantes. Esse tipo de cuidado vale para toda a cidade, especialmente, em razão da ampliação das redes de drenagem pluvial na Capital graças a dezenas de canteiros de obra em andamento na cidade.

Mais limpeza

Como o período de estiagem é o tempo ideal para a limpeza ou manutenção deste tipo de estrutura, a Seisp continuará a realizar atendimentos desta natureza nos próximos meses.

Para isso a colaboração do cidadão indicando pontos obstruídos é muito importante. Basta informar à Seisp a localização de uma boca de lobo entupida ou com estrutura danificada necessitando manutenção com informação precisa de endereço e referência do local pelo telefone (63) 3212-7404 das 13 às 19 horas.