Limpeza de bocas de lobo melhora escoamento de águas pluviais das ruas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 10 de outubro de 2019 às 10:39

Qualquer cidadão que notar excesso de sujeira ou algum dano a essas estruturas pode solicitar ajuda da Seisp

Com a chegada das chuvas, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) está intensificando o trabalho manutenção e limpeza de bueiros. Esse trabalho facilita o escoamento de águas pluviais e garante escoamento mais eficiente da água das chuvas para a rede de drenagem.

Somente desde o dia 1° de outubro até a quarta-feira, 09, este trabalho ocorreu em 219 bocas de lobo em diferentes pontos da Capital. Alguns deles situados na Avenida LO-03, na Avenida Teotônio Segurado, na Avenida LO-11, no interior das Quadras Arno 32 (305 Norte), Arno 33 (407 Norte) e Arse (1112 Sul) e nos setores Setor Vale do Sol, no Setor Santa Bárbara e Taquaralto, também.

Nas ruas P09 e P10, no Setor Santa Fé, e na Avenida Palmas Brasil (LO-14), onde acontecem melhorias de infraestrutura viária, foram abertas novas bocas de lobo para melhorar a capilarização da rede de drenagem.

Qualquer cidadão pode informar à Seisp a localização de um bueiro entupido ou com estrutura danificada. Basta informar o endereço e uma referência do local em uma das unidades do Resolve Palmas ou por meio do telefone (63) 3212-7404, das 13 às 19 horas.

Escoamento

O entupimento dessas estruturas ocorre quando lixo ou folhas secas acabam sendo carreados pela drenagem superficial. Por consequência, acontece a diminuição da vazão da água e aumento do tempo de escoamento da água das chuvas. Ao invés do escoamento ocorrer  entre 15 e 30 minutos após o término de uma chuva (fração de tempo considerada normal para ocasiões de precipitação normais), a água caba demorando mais escoar, provocando alagamento.

De janeiro a junho de 2019, foram realizadas 523 limpezas e desentupimentos de bocas de lobo em diferentes pontos da cidade.

Excesso de peso

Mas não é só a obstrução da entrada das bocas de lobo o problema.  O excesso de peso provocado por veículos transitando ou estacionando em cima da grade de proteção das bocas de lobo também é. Esse tipo de impacto causa problemas nas tampas, assim como na estrutura interna, a exemplo dos cavaletes. Entenda mais sobre esse serviço e como prevenir para que ele não interfira na eficiência da drenagem da sua rua, clicando aqui.