Live ‘Ciclos de Cinema no Cine Cultura’ aborda a importância da publicidade na Sétima Arte

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 13 de agosto de 2020 às 12:39

Projeto promove diversos encontros, no formato de live, para debater diferentes assuntos ligados ao cinema; bate-papo acontece no canal do Cine Cultura no YouTube

Nesta sexta-feira, 14, acontece mais uma live do projeto ‘Ciclos de Cinema no Cine Cultura’ com o bate-papo: 'Publicidade Audiovisual e Cinema'. Os convidados desta edição são o produtor e diretor Márcio Mazaron (MZN Filmes) e o filmmaker Ernesto Rheinboldt (Círculo Filmes), com mediação da mestre em cinema Thuanny Vieira. A transmissão começa às 20 horas, no Canal do Cine Cultura.

O 'Ciclos de Cinema do Cine Cultura' promove diversos encontros, no formato de live, para debater diferentes assuntos ligados ao cinema. O intuito é abordar temas atuais e de relevância para o público, em um momento em que as salas de cinema estão fechadas.

Com papel fundamental desde os primórdios do cinema, a publicidade é peça chave para os filmes comerciais que necessitam de trailers e divulgação estratégica. Na live, os convidados vão discutir como as produtoras e as agências de publicidades estão ligadas na distribuição de um filme e a relação entre a publicidade audiovisual e o cinema.

Para o filmmaker Ernesto Rheinboldt, o mercado publicitário audiovisual abriga diversos amantes do cinema, que iniciam suas carreiras nessa modalidade. "No Brasil, e principalmente fora do eixo, viver apenas do cinema é complicado por vários fatores. E assim, muitos trilham o caminho publicitário tentando usar imagens e sons para vender produtos, afinal a publicidade nada mais é do que a utilização da linguagem audiovisual desenvolvida ao longo de toda a história do cinema, televisão e mídias posteriores com o intuito de vender", explica.

Perfil dos convidados

Márcio Mazaron (Sócio - diretor da MZN Filmes):

Apaixonado por fotografia e cinema, carrega em sua mochila câmeras, lentes e muitas histórias ao longo de mais de 10 anos de experiência. Passando por diversas áreas do audiovisual, como edição, fotografia, direção e produção de filmes longa-metragem, curta-metragem e séries para TV e internet, além de documentários, filmes corporativos e publicitários. Possui trabalho premiado no Festival de Cinema de Gramado e direção de documentário biográfico produzido na Colômbia. Está à frente da MZN Filmes desde 2014, juntamente com seu irmão Diego Mazaron, assumiu vários projetos de projeção nacional e internacional.

Produção Executiva do longa-metragem 'O Barulho da Noite', direção da cineasta Eva Pereira

Assumiu a produção e direção de fotografia da Série ‘O Mistério de Nhemyrõ’, com 13 episódios, contemplado pela Ancine (Prodav) e que foi exibido em cerca de 200  canais de TVs públicas do país com direção e roteiro de Eva Pereira.

Direção de Fotografia e Produção de finalização da série ‘O Boneco de Barro e o Rei’, que conta com 26 episódios e direção de Nival Correia.

Ernesto Rheinboldt: (sócio-diretor da Círculo Filmes, fotógrafo e filmmaker)

Filmmaker brasileiro e apaixonado por cinema. Graduado em Comunicação Social - Audiovisual, atuou como fotógrafo e diretor em diversos filmes para cinema e principalmente publicidade (área onde atua majoritariamente). Deu aula para crianças ensinando-as a utilizar o celular como forma de expressão. Acredita no poder transformador das imagens e sons. Hoje compõe o quadro de diretores da Círculo Filmes.

Mediação: Thuanny Vieira (Pesquisadora - cinema e audiovisual)

Doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal, graduada em Comunicação Social, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atua como produtora cultural e pesquisadora.

Apresentação: Gustavo Henrique Lima Ferreira (Professor pesquisador de cinema e audiovisual)

Professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins (UFT), possui graduação em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013).

Bate-papo: publicidade audiovisual e cinema

Convidados: Márcio Mazaron (Sócio-diretor da MZN Filmes) e Ernesto Rheinboldt (Sócio-diretor da Círculo Filmes, fotógrafo e filmmaker)

Mediação: Thuanny Vieira (Mestre em Cinema)

Data: 14 de agosto