Livro sobre resíduos sólidos e logística reversa é lançado por servidores da Prefeitura de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação | Publicado em 23 de setembro de 2019 às 15:24

Lançamento aconteceu no encerramento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA)


Foi lançado na última quinta-feira, 19, o livro 'O que faço com meu lixo? Resíduos sólidos - da geração à destinação final', escrito por dois servidores municipais, João Marques e Adelúzio Azevedo. O lançamento aconteceu no encerramento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

 

O engenheiro civil, lixólogo e responsável técnico pelo Aterro Sanitário de Palmas, João Marques, falou sobre o lançamento e a aceitação da obra pelos profissionais que atuam na área. “Foi de fundamental importância termos escrito esta obra e pudemos comprovar isso por meio da manifestação das pessoas de todo o Brasil que estiveram no evento e buscaram adquirir uma unidade, inclusive nos pedindo para autografar seus livros. Colegas que atuam em aterros sanitários de diversos estados como Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, além de estudantes e pesquisadores, mestres e doutores que usarão nossa obra em seus estudos. Isto nos dá a dimensão da importância deste livro”, destacou.

 

Ainda de acordo com Marques, no lançamento a dupla foi procurada e cumprimentada por profissionais das engenharias “do Brasil e de outros países como a presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Lídia Santiago, e engenheiros peruanos, estadunidenses, paraguaios e outros”.

 

Já o servidor Adeluzio Azevedo, que é economista, especialista em Limpeza Urbana, ressalta que o livro é resultado de um curso ministrado no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) e aborda principalmente a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e falou também da aceitação da obra. “Superou as nossas expectativas, a procura foi muito grande. E, para aqueles que se interessarem, é possível adquirir pela internet em e-book e no formato tradicional no site da Amazon por cerca de R$ 60,00”.

 

O livro 'O que faço com meu lixo?' foi elaborado a partir do curso de 'Impacto Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos', ministrado por Marques em 2017, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), enquanto instrutor da Escola de Governo de Palmas (EGP). A publicação, que tem como mote a educação, conta com 320 páginas e oito capítulos. Entre os temas abordados estão: história da limpeza e curiosidades sobre nomenclaturas, limpeza pública com base na legislação vigente, reciclagem, lógica reversa, compostagem e suas experiências profissionais no Aterro Sanitário de Palmas.

 

Os autores 

 

Marques é engenheiro civil, lixólogo e responsável técnico pelo Aterro Sanitário de Palmas, pós-graduado em Saneamento Ambiental, mestre e doutor em Educação. Ele conta que a ideia de escrever o livro surgiu quando preparava a apostila para ser trabalhada em sala de aula com os servidores-alunos do curso, e se deparou com a escassez de material didático que trata sobre o assunto.

 

 

Adeluzio Azevedo é economista, especialista em limpeza pública, gestor de Resíduos Sólidos e mestrando em Engenharia Ambiental. No Município, já atuou como diretor de Limpeza Urbana e, atualmente, é responsável pelas atividades operacionais do Aterro Sanitário de Palmas e o gerenciamento da logística reversa de pneus inservíveis da Capital.

 

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla