Lixo bem ensacado ajuda a manter a cidade mais limpa

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 29 de novembro de 2022 às 05:41

Confira dicas de como embalar o material doméstico que é recolhido diariamente em Palmas

Em Palmas, mais de 74,6 mil toneladas de resíduos sólidos foram recolhidos pelo serviço de coleta de lixo nos primeiros dez meses deste ano. Esse trabalho é realizado por 300 garis. Para otimizar o trabalho dessa equipe de coletores, é importante a colaboração do morador ou comerciante para que as calçadas da Capital permaneçam limpas. Para isso, basta atenção em embalar o lixo adequadamente e depositá-lo em lixeiras ou contêineres no dia da passagem do caminhão de coleta na sua rua, quadra ou bairro. O itinerário dos caminhões está disponível para consulta aqui.   

Para garantir que o resíduo doméstico esteja bem armazenado, o morador deve usar sacos próprios ou reaproveitar sacolas plásticas das compras de supermercado, por exemplo.  A recomendação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) é de que as alças estejam bem amarradas para fechamento completo do saco. 

Além disso, é importante que objetos cortantes ou pontiagudos sejam envolvidos em invólucro mais resistente. “Cacos de vidros, por exemplo, precisam ser colocados dentro de um recipiente resistente, como papelão ou uma embalagem plástica, identificado com os dizeres ‘Aqui tem caco de vidro’. Isso deixa o coletor ciente de que vai manusear vidro”, explica o responsável pelo Aterro Sanitário de Palmas, Bruno Mouzinho.

Dúvidas, sugestões e reclamações sobre o serviço podem ser esclarecidas diretamente com a Seisp, gestora do serviço, pelo (63) 3212-7425, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.