Loja Tudo Daqui é reaberta na primeira noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Angel Lima - especial para Prefeitura de Palmas | Publicado em 05 de setembro de 2019 às 10:32

A primeira noite do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) foi marcada pela reabertura da loja de artesanato Tudo Daqui. Após uma ampla revitalização apoiada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Sebrae, o local agora conta com instalações mais arrojadas e identidade visual própria.

Durante a reabertura da Tudo Daqui, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou a reabertura da loja como um marco de valorização e de divulgação dos potenciais turísticos e artísticos do Tocantins e de Palmas. “Para nós tocantinenses um espaço desses é motivo de muito orgulho, principalmente por valorizar o nosso produto, nossa mão de obra e incentivar a empreender”, pontua a prefeita.

A artista plástica e artesã Bia Jubiart, que trabalha com artesanato há mais de 15 anos, em especial com sementes e cascas de vegetais do Cerrado e Amazônia, diz que o espaço é de extrema importância, pois é uma renovação para os artesãos que se sentem fortalecidos e incentivados a continuarem a empreender.  “Essa revitalização é um empoderamento para a comunidade local. A maioria dos artesãos quando se fortalece através de parcerias como esta torna-se um microempreendedor, o que é bom para todos”, comenta.

Sobre a loja

A Tudo Daqui expõe artesanatos dos mais variados estilos. No local é possível encontrar peças como pinturas, bordados, cestaria, dentre outros. A iniciativa existe desde 2015 e passou por um processo que compreendeu a capacitação dos artesãos locais, bem como revitalização do espaço físico onde está montada a loja.

O local surgiu a partir do Projeto de Reestruturação Turística de Taquaruçu, a partir do qual, Sebrae e Prefeitura de Palmas convidaram artesãos para apresentação de trabalhos e criação de novos produtos.

A analista técnica do Sebrae Tocantins, Ana Flávia, conta que, dentre as principais melhorias na loja, a revitalização substituiu as paredes de madeirite (espécie de compensado) por paredes de alvenaria, bem como toda a identidade visual do espaço por paredes de alvenaria. Além de oferecer cursos de capacitações para os artesãos.

“O Sebrae desenvolveu toda a identidade visual da loja, além de promover diversos cursos de associativismo e cooperativismo, visando desenvolver o empreendedorismo entre os artesãos”, explica Ana Flávia.

A Tudo Daqui está localizada na Praça Vereador Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu. O funcionamento ocorre de domingo a domingo, inclusive aos feriados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Edição e postagem: Iara Cruz