Loteamento Água Fria recebe vacinação contra raiva nesta quinta, 15

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Secom - Redação | Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 09:26

Mês de fevereiro proporcionará imunização de cães e gatos em diversos setores rurais da Capital

Na continuidade da campanha de vacinação antirrábica iniciada em 2023, nesta quinta-feira, 15, agentes de endemias e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) prosseguem com a imunização dos cães e gatos na zona rural de Palmas. A região contemplada nesta etapa foi o loteamento Água Fria, onde os moradores receberam a vacina em suas casas. O cronograma completo do mês de fevereiro está disponível ao final desta matéria.

Conforme relato da estudante Thaís Fernandes, 26 anos, sua preocupação atual é com a gatinha, Estrela, que resgatou das ruas há pouco mais de dois meses, necessitando atualizar seu cartão de vacina. “Minha cachorra já se imunizou, mas a minha gata, que tem mais ou menos quatro meses de vida, precisa também começar a se proteger”. Thaís também destaca que, por residir em um setor mais afastado da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), a ação ser levada em sua casa contribui significativamente para que a vacina chegue mais cedo e em tempo para seus animais.

Para o segurança particular Rony da Silva Lopes, 37 anos, a vacinação chegou na hora certa para seu cãozinho, Pantera, de seis meses, que pôde receber a sua primeira vacina contra a raiva sem precisar se deslocar de casa. “Gostei muito dessa iniciativa da Prefeitura, muitos de nós temos uma rotina com trabalho e sobra pouco tempo para conseguir levar o cachorro para vacinar”.

De acordo com a coordenadora da UVCZ, Benta Figueiredo, essa ação expande a oferta da campanha iniciada no ano passado e reforça o cuidado da Semus com todas as regiões da Capital, para que mais animais sejam imunizados e a raiva se mantenha controlada na cidade.

Região norte

Setor Água Fria - dias 15 e 16