Maio Amarelo: Campanha da Prefeitura realiza mais de 20 ações de conscientização durante o mês

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick/Secom | Publicado em 02 de junho de 2022 às 12:21

Maio Amarelo "Juntos Salvamos Vidas" trouxe a proposta de chamar a atenção para os altos índices de mortes e feridos no trânsito

Durante todo o mês passado, a equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) promoveu diversas ações com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito. As atividades fizeram parte da programação do movimento Maio Amarelo "Juntos Salvamos Vidas”, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Entre as 24 ações de conscientização que foram realizadas no mês de maio, estão palestras em empresas privadas, e nas escolas do município, a exemplo da Escola de Tempo Integral, (ETI) Almirante Tamandaré, ETI Padre Josimo, e da rede particular.

Durante as ações foram divulgados dados estatísticos da Comissão de Gestão de Dados e Informações (CGDI) do Projeto Vida no Trânsito (PVT), da Sesmu. Segundo as informações apresentadas, motociclistas do sexo masculino e com idade entre 18 e 25 anos representam 62% das principais vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos no perímetro urbano de Palmas em 2021. De acordo com os dados do Projeto Vida no Trânsito, as ocorrências envolvendo esses condutores correspondem a 62% dos casos, ultrapassando pedestres (17%), ciclistas (9%) e ocupantes de veículos leves (8%).

Para a superintendente de Trânsito da Sesmu, Valeria Oliveira, a campanha envolveu o poder público e a sociedade civil, atingindo resultados satisfatórios. “Encerramos o mês do maio com o objetivo alcançado. Foram realizadas muitas atividades de orientação e conscientização da população, com o propósito transformar o trânsito em um lugar seguro para todos, em qualquer situação, com foco principal na redução de acidentes", finalizou.

Outra atividade importante foi realização blitz educativa com a presença, durante todo o mês, das mascotes do trânsito, “Vidinha" e "Amarelinho” nas principais avenidas da Capital, bem como ações educativas e pedagógicas com crianças no Cmei Chapeuzinho Vermelho, com a inauguração da minicidade do trânsito, além de palestras a servidores e usuários dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A campanha também distribuiu balões infláveis, com o laço amarelo que simboliza a campanha, nos órgãos públicos de Palmas.

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito, Kerlen Parrião, o Maio Amarelo envolveu o poder público e a adesão da sociedade. "Colocamos em pauta a segurança no trânsito e mobilizamos a sociedade durante o mês de maio com palestras nas empresas, entidades de classe, blitz educativas nas principais avenidas da Capital, ações educativas e pedagógicas nas ETIs e Cmeis, além dos órgãos e secretarias ligadas ao governo municipal", disse.