Maio Vermelho: câncer bucal serve de alerta no Dia Mundial Sem Tabaco

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação / Fesp | Publicado em 31 de maio de 2023 às 13:31

Residentes e pesquisadores da Fesp promovem ações de promoção a saúde

Os residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) e farmacêuticos pesquisadores do projeto Palmas para Todos (PPT), da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realizaram na manhã desta quarta-feira, 31, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco celebrado no dia 31 de maio, nas unidades de saúde da família da Capital. O câncer bucal, também tema do Maio Vermelho, foi o alerta para se evitar o tabagismo.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) é um dos principais responsávis pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco em níveis federal, estadual e municipal.  “A ação do Dia Mundial Sem Tabaco foi de extrema importância e nós, da equipe de saúde bucal, aproveitamos o momento para falar sobre a importância do autoexame bucal. Enfatizando sobre o Maio Vermelho, mês de conscientização sobre o câncer de boca, visto que o uso do tabaco é um fator de risco para o surgimento de neoplasias, além de outros malefícios como a periodontite, que pode levar à perda dentária”, enfatizou a odontóloga residente de Saúde da Família e Comunidade da USF da Arno 44 (409 Norte), Isabela Marques.

A data foi oportuna para a realização de atividades de promoção a saúde como palestra temática, exposição de produtos fumígenos, distribuição de material educativo, exercícios de alongamento com os pacientes presentes, conscientização de agravos relacionados ao tabaco, prevenção ao câncer de boca, riscos do tabagismo ativo e passivo e outros. E, para aqueles que desejam parar de fumar, a Rede Municipal de Saúde conta com os Grupos de Apoio ao Tratamento do Tabagismo (GATTs), vinculados à Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CTDANT) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os GATTs são coordenados por farmacêuticos do PPT que acompanham o paciente desde a consulta inicial até o final do protocolo do tratamento como explica Rafael Botelho, farmacêutico do PPT, coordenador do GATT da USF da Arne 53 (406 Norte). “Considero esta coordenação como uma revolução na minha atuação profissional, pois normalmente o farmacêutico tem funções de logística, suprimento e dispensa de medicamentos nas unidades de saúde. À frente do programa de tabagismo, a gente teve uma surpresa muito boa que é a atuação na farmácia clínica, onde a gente consulta o paciente tabagista, discute o caso com a equipe multidisciplinar e organiza todo o tratamento medicamentoso, além da condução e da escuta desses pacientes. Então tem sido muito gratificante, pois é uma nova e enriquecedora experiência”, finalizou Botelho.

A Vigilância Sanitária foi parceira na ação da USF da Arno 41 (403 Norte) levando exposição de produtos fumígenos. “A exposição de produtos fumígenos apreendidos pela Visa ajudar a sensibilizar os pacientes sobre os perigos do uso de produtos de origem desconhecida e fabricados em condições insatisfatórias”, pontuou a farmacêutica do PPT, Watylla Resplandes, coordenadora do GATT da USF da Arno 41 (403 Norte).