Mais 23 microempreendimentos recebem fomento do Banco do Povo

Banco do Povo

Autor: Samara Martins | Publicado em 01 de novembro de 2016 às 12:40

A cabeleireira Paulicéia Moraes Oliveira acabou de concluir seu curso de formação e já vai abrir seu salão de beleza. A abertura do negócio próprio só é possível para Paulicéia, porque ela conseguiu financiamento através do Banco do Povo, programa de financiamento de micro e pequenos empreendedores realizado pela Prefeitura de Palmas. Somente nesta terça-feira, 01, foram assinados 23 novos contratos de empréstimo pelo Banco, em um total de R$ 148 mil.

“Procurei todos os bancos, e quando eu conseguia algo, era um valor muito baixo, que não dava nem para comprar as cadeiras. Só aqui consegui ajuda, foram muito atenciosos, e a parcela é facilitada”, explicou Paulicéia.

Se Paulicéia vai abrir seu primeiro negócio, o comerciante, dono de um bar e conveniência na região Sul, Almerindo Gonçalves está no quarto empréstimo pelo Banco do Povo, e afirma que graças à modalidade de financiamento conseguiu ampliar seu negócio. “Já melhorei a estrutura do meu Bar, e uso o recurso também como capital de giro, que é dá resultado. Sempre digo, esse empréstimo é muito bom, se usar direito e aplicar certinho só tem a crescer”, frisou.

Outro comerciante que visa ampliar e melhorar a estrutura do seu negócio através do empréstimo do Banco do Povo é seu Iraquystan Barros Leite, proprietário de um restaurante na região central de Palmas, que pela primeira vez recorreu ao Banco. “Quando fomos abrir o restaurante pegamos empréstimo em outro banco, mas os juros são muito altos, aqui a parcela e os juros são facilitados. Meu objetivo é crescer e deixar de ser MEI”, disse.

O Superintendente do Banco do Povo, Valdemar do Carmo, explica que o Banco der auto-financia, e como não possui finalidade lucrativa é possível  trabalhar com uma taxa menor de juros. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cristiano Rodrigues, frisou que a origem dos recursos é pública, e que desta forma, é necessário que o beneficiário cumpra o projeto de investimento que foque na boa aplicação do recurso.

“Não podemos iniciar um negócio pensando em crise, vamos focar nas propostas e ações que o negócio tem toda chance de dar certo”, frisou.

Linha de crédito

O Banco do Povo disponibiliza empréstimos na ordem de R$ 500 a R$ 5 mil para pessoas físicas e de R$ mil a R$ 10 mil para pessoas jurídicas. O intuito é incentivar a economia local, promovendo mais geração de renda e fomentando pequenos negócios.

Os contratantes terão o prazo de 24 meses para pagamento no caso de pessoa jurídica e em 18 parcelas para pessoas físicas (empreendedores informais). Os juros são de 1% ao mês, com abatimento 0,2% para pagamento em dia.