Mais de 140 pessoas estão com suspeita de dengue na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de novembro de 2022 às 18:34

Dois destes casos foram notificados com sinais de alarme ou gravidade

A Capital registrou 141 pessoas com suspeita de dengue, 28 com suspeita de chikungunya e 5 de zika vírus na 47ª semana do ano, entre os dias 20 e 26 de novembro. O Boletim Epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores de Zoonoses também apontou que foram notificados dois casos suspeitos de dengue com sinais de alarme ou gravidade.

Conforme o documento, do dia 1º de janeiro até o último sábado, 26, Palmas registrou 21.974 casos suspeitos de dengue, 5.535 de chikungunya, 884 de zika vírus e 7 de febre amarela. Desses dados, foram confirmados 11.662 casos de dengue, 2.532 de chikungunya e 45 de zika e nenhum de febre amarela. A Semus informa que os dados são parciais e estão sujeitos a alterações. O documento na íntegra pode ser conferido aqui.

Sinais
De acordo com a coordenadora de Arboviroses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Meire Silva Rodrigues, os sinais de alarme em casos suspeitos de dengue se caracterizam por dores abdominais, vômitos persistentes, hepatomegalia (aumento do fígado), aumento de hematócrito (volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue), acúmulo de líquido em cavidade, hipotensão, sangramento de mucosas e um cansaço profundo que diminui a disposição física, mental e motivacional.

Ela comenta ainda que o número de casos suspeitos de dengue está aumentando e que é necessária a ajuda de toda a população. “Aumentou 28% na incidência da penúltima semana para essa passada. É um número preocupante, por isso é importante que cada um faça a sua parte”, comenta.

Segundo ela, permitir o acesso do agente de combate às endemias nas residências ou estabelecimentos comerciais é um dos primeiros passos que os moradores podem fazer. Além disso, explica que 10 minutos semanais são suficientes para vistoriar locais que costumam ser criadouros como vasos de plantas, tampinhas de garrafa, cascas de ovo, latinha, copo descartável, porta escova de dentes e bandeja externa da geladeira, dentre outros.