Manejo de resíduos para evitar proliferação do Aedes aegypti é tema de palestra

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 14:19

Ação é fruto de parceria entre a FMA e a Semus para fortalecer estratégias de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

O manejo adequado de resíduos sólidos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças endêmicas como a dengue, zika e chinkugunya, foi o tema de uma palestra oferecida na manhã desta quinta-feira, 17, aos agentes de saúde e supervisores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Programa Renova Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente.

A engenheira ambiental Ariela Cavalcante, palestrante e responsável pelo programa 'Renova Palmas', explicou que o objetivo é esclarecer aos profissionais sobre as melhores práticas de acondicionamento do lixo e sobre a destinação adequada que deve ser dada a cada tipo de materiais recicláveis, resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Ela explica que as ações são fruto de parceria com a Semus, nas estratégias de combate ao Aedes aegypty.

“Na oportunidade, apresentamos a localização dos ecopontos que existem na cidade e explicamos que o descarte correto, além de gerar renda, ainda ajuda a manter e proteger o meio ambiente, manter a cidade limpa e evitar o surgimento e proliferação de pragas”, destacou.

Outras ações
Além da palestra aos técnicos da Semus, a equipe do programa 'Renova Palmas' ainda deve visitar as sedes das associações de catadores e cooperativa de recicláveis de Palmas, para orientações aos trabalhadores sobre melhor maneira de acondicionamento dos materiais. “Também ouviremos as demandas desses trabalhadores para aprimorar os programas de apoio à gestão de resíduos no Município”, finalizou Ariela.