Manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino participam de intercâmbio em panificação

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 09:27

Projeto de treinamento prático em panificação teve início nessa segunda-feira, 25, e se estende até 28 de junho

Manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino de Palmas recebem treinamento diferenciado por meio de projeto que visa intercâmbio de experiências práticas entre padeiros profissionais das unidades acolhedoras e manipuladores de alimentos das demais unidades. O projeto de treinamento prático em panificação teve início nessa segunda-feira, 25, e se estende até 28 de junho, nas unidades de panificação das Escolas de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, Arse 132, e ETI Caroline Campelo, Setor Santa Fé.

O projeto surgiu devido à necessidade de capacitar profissionais para a produção em grande escala de bolos, biscoitos e pães. Todas as preparações trabalhadas estão contidas no cardápio da rede municipal de ensino 2019, elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O intuito é reduzir custos, melhorar a qualidade dos alimentos ofertados e buscar maior aceitação da alimentação escolar pelos estudantes, destaca a nutricionista da Semed, Ariana Nascimento.

Com a sua experiência profissional, Leonardo Da Vinci, padeiro da ETI Almirante Tamandaré procurou adequar as receitas às necessidades da unidade escolar. Segundo ele, a padronização, praticidade e viabilidade das receitas desenvolvidas na cozinha escolar são o principal ponto de economia e elevação da qualidade do alimento servido aos alunos.

Da Vinci é o servidor responsável por iniciar o projeto, repassando um pouco da sua prática aos colegas de outras unidades. De acordo com Leonardo, essa oportunidade o deixa gratificado, uma vez que ajuda pessoas com o seu conhecimento, favorecendo para que possam exercer o mesmo em suas unidades de trabalho.

A servidora Telma Pereira, do Cmei Sítio do Pica-Pau Amarelo, participa do projeto e será responsável por levar e executar com as demais servidoras da unidade em que é lotada as técnicas de panificação escolar.

A gestora Idelma Bastos disse que a ETI Almirante Tamandaré é uma das escolas receptoras do projeto e destaca a importância de compartilhar aquilo que já é desenvolvido ali com as demais unidades. Para ela, a iniciativa oportuniza às demais escolas ofertar aos alunos uma alimentação com qualidade elevada.

Edição e postagem: Iara Cruz