Maratona do Oscar 2020 promove oficinas, sessões comentadas e intervenções Musicais

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 16:55

A Maratona do Oscar não é somente exibição de filmes indicados ao Oscar, é também uma oportunidade para aqueles que querem saber mais  sobre  cinematografia

De que é feito um bom filme? Quais as inspirações? O que ele sucinta junto ao público? A fotografia, a literatura, a música, o cinema tem a capacidade de unir diversas formas de arte para contar histórias, despertar emoções, reflexões ou simplesmente entreter. Durante a premiação do Oscar essas nuances da 7ª Arte ficam em evidência e também entram na programação da ‘Maratona do Oscar’ promovida pelo Cine Cultura, que em 2020 realiza, em conjunto com as exibições dos filmes concorrentes, sessões comentadas, oficinas e intervenções musicais.

 

“A Maratona do Oscar não é somente exibição de filmes indicados ao Oscar, é também uma oportunidade para aqueles que querem saber mais sobre cinematografia: som, as canções originais, sobre as peculiaridades de cada filme, o que faz com que cada filme tenha sido indicado, a fotografia nos filmes, edição e a visão dos comentaristas sobre cada obra exibida”, explica a curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas.

 

Haverá ainda as sessões especiais, com intervenções musicais, dos filmes, ‘Judy- Além do Arco-íris’, com intervenção da cantora lírica, Helena Zica, e do filme ‘Um Lindo na Vizinhança’, com participação do trio Graciosa.

 

Sessões Comentadas

 

Após a discussão sobre ‘Era Uma Vez...em Hollywood’, na última quinta-feira, 23, um dos filmes de maior destaque em 2019, será vez  do filme ‘Coringa’ a ter sessão comentada pelo cientista social, Paulo André Machado Kulsar, nesta sexta-feira, às 17 horas. “É um prazer poder comentar este que é um dos grandes filmes de 2019. Um filme sobre o desamparo e suas consequências. Todd Phillips fez uma obra memorável, que nos provoca uma importante reflexão a respeito de empatia e políticas de proteção social. É muito mais que um filme sobre histórias em quadrinhos. É um filme sobre a sociedade contemporânea e suas prioridades”, explica Paulo André.

 

No domingo, às 14h30 é a vez do público desvendar os grandes segredos do filme ‘O Farol’, do diretor Robert Eggers, o filme que tem deixado o público em êxtase por sua sonorização e enredo, será comentado pelo historiador Matheus Falcão. 

 

As sessões comentadas são sempre após a exibição de cada filme. Elas acontecem no Cine Cultura e no Por que Café? até o dia 09 de fevereiro. A agenda completa pode ser conferida no final da matéria.

 

Estão convidados para as sessões comentadas desta edição ‘Maratona do Oscar’, um time formado por cineastas, críticos, jornalistas e especialistas em cinema, dentre eles, André Araújo, Matheus Falcão, Paulo André, Leon Fahir, Gustavo Henrique, Sergio Ricardo, Rafaela Lobato, Lauane dos Santos, Douglas Jansen e David de Vasconcelos.

 

Oficina

 

No sábado, 25, às 16h30, o músico Heitor Oliveira ministra a oficina ‘A trilha sonora nos filmes do Oscar’, com a participação do cineasta André Araújo. A oficina será certificada, para tanto é necessário que estudantes e profissionais que quiserem certificado façam inscrição através deste link.

 

Oliveira fala da importância da trilha sonora para o Cinema,  explicando que na experiência do espectador de cinema, som e imagens em movimento são indissociáveis. “Grande parte do efeito que acreditamos enxergar é resultado das convergências audiovisuais. As premiações como o Oscar reconhecem o trabalho artístico e técnico realizado em todos os elementos constituintes da trilha sonora do filme", ressalta.

 

Agenda

 

As sessões comentadas são sempre após a exibição de cada filme, irão acontecer no Cine Cultura e no Por que Café? Conforme agenda:


Sessões Maratona do Oscar 2020

Data

Horário

Filme

Comentarista

Mediação

Local

23/01 -  Quinta

16h

Sessão Comentada

Era uma Vez em... Hollywood

Douglas Jansen

Sérgio Soares

Cine Cultura

24/01 - Sexta

17h

Sessão Comentada

Coringa

Cientista Social

Paulo André Machado

Douglas Jansen

Cine Cultura

25/01 - Sábado

16h30

Oficina da Maratona do Oscar

A trilha sonora nos filmes do Oscar

Maestro Heitor Oliveira

André Araújo

Cine Cultura

26/01 - Domingo

14h30

Sessão Comentada

O Farol

Historiador Matheus Falcão

 

Cine Cultura

30/01 - Quinta

17h30

Sessão Comentada

O Caso Richard Jewell

David de Vasconcelos

Sérgio Soares

Cine Cultura

31/01 - Sexta

17h30

Sessão Comentada

Adoráveis Mulheres

 

Jornalista Rafaela Lobato

 

Lauane dos Santos

Por Que Café?

 

01/02- Sábado

 

19h30

Sessão Especial

A magia das trilhas do cinema

 

Soprano Helena Zica

 

Cine Cultura

02/02 - Domingo

15h

Sessão Comentada

O Escândalo

 

Lauane dos Santos

 

Cine Cultura

06/02 - Quinta

18h

Sessão Comentada

Um Lindo Dia na Vizinhança

Cineasta André Araújo e Fotógrafa Samia Cayres

 

 

Cine Cultura

07/02- Sexta

18h30

Oficina da Maratona do Oscar

O que é a critica de cinema

Jornalista Anderson Sousa

 

 

Por Que Café?

08/02- Sábado

20h

Sessão Especial

As Canções do Oscar 2020 – Um Lindo na Vizinhança

Trio Graciosa

 

Cine Cultura

09/02- Domingo

17h

Sessão Comentada

Parasita

Gustavo Henrique

Leandro Freiberg

Cine Cultura