Médico de família: saiba o que faz o especialista que cuida de todas as fases da vida

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 15 de março de 2019 às 10:41

Especialidade é uma das mais antigas da medicina e com resolutividade de mais de 80% dos casos clínicos

Um profissional capacitado para lidar com até 80% dos problemas de saúde da comunidade e que atende pacientes desde o nascimento até a velhice. O médico de família tem como principal atribuição cuidar de maneira global e realizar a medicina preventiva com o foco no cuidado. Em Palmas, nos 34 Centros de Saúde da Comunidade trabalham 78 médicos que se empenham em realizar o diagnóstico precoce, medidas de prevenção e, se necessário, o tratamento.

 

O médico que faz residência em Medicina de Família e Comunidade pela Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) pode acompanhar, por exemplo, crianças, fazer prevenções ginecológicas, urológicas e, caso veja necessidade, encaminhar o paciente para um especialista. A médica residente Isabele Ferreira conta que o profissional especializado em saúde da família acompanha a vida da comunidade e conhece os pacientes até mesmo antes do nascimento, ainda no pré-natal. “Temos a oportunidade de atender todos os segmentos e pacientes de todas as idades. A medicina de família vai muito além de tratar doenças, mas sim de compreender os indivíduos. Optei por me tornar médica de família e comunidade por ser a especialidade que proporciona mais vínculo com o paciente e também porque abrange várias áreas da medicina em uma só”, explica a médica que está no segundo ano da residência.

 

O médico de família atua nos CSCs, onde são oferecidos atendimentos básicos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos no local são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

Quem também atua como residente de família e comunidade na Arse 82 é o médico Enoque Calado que escolheu a especialidade por esta ser uma das mais antigas das especialidades médicas e que proporciona o contato direto com o paciente. “Não existe nenhum sistema de saúde no mundo que funcione sem o médico de família e comunidade, nós somos especialistas capacitados a oferecer um atendimento global para o paciente. Nós não somos médicos de doenças, somos médicos de pessoas e isso é muito gratificante”

 

Consultas de rotina evitam problemas de saúde e sobrecarga de serviços de emergência

 

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Palmas, Maria Amélia Souza, explica que as consultas de rotina evitam a sobrecarga nos serviços de urgência e emergência. “Quando o paciente procura um Centro de Saúde de forma regular, dificilmente ele irá desenvolver uma doença emergencial, uma vez que, o monitoramento do médico de família pode diagnosticar as doenças em sua fase inicial o que vai possibilitar um tratamento, em menor tempo e com menor custo”, explica.

 

Exames como o papanicolau que identifica possíveis alterações para que os tratamentos sejam realizados com antecedência deve ser feito por mulheres acima de 25 anos e que já começaram atividade sexual há, pelo menos, três. Já para os homens, o exame PSA é solicitado para diagnóstico do câncer da próstata. Além dos exames específicos, os laboratoriais de rotina, também podem ser feitos nos Centros de Saúde de Comunidade.




Revisão e postagem: Iara Cruz