Merendeira da rede municipal participa de gravações de reality show promovido pelo FNDE

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed / Edição: Denis Rocha | Publicado em 01 de abril de 2024 às 08:30

Captação de imagens também acontece na residência da servidora; receita preparada é servida na alimentação dos alunos do cmei

A merendeira da rede municipal de ensino, Gisleide Alves Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Miudinhos, tem vivido momentos de ansiedade e animação desde que sua receita, a Panelinha Dourada, foi uma das 25 classificadas para participar da etapa regional do reality show 'Vida de Merendeira', promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Na manhã desta segunda-feira, 1º, ela participou da captação de imagens que serão usadas na produção do reality em seu ambiente de trabalho, preparando a receita que posteriormente foi servida no lanche do cmei. Como a proposta também é mostrar o cotidiano da profissional fora da escola, durante o final de semana as gravações aconteceram na residência de Gisleide.

O objetivo principal do reality show é valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na promoção de uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar, além de promover a mobilização da comunidade para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A seleção das receitas participantes considerou a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o comprometimento da equipe responsável pela alimentação dos estudantes. 

Enquanto preparava a receita com suas colegas na cozinha do cmei, Gisleide não escondia a animação e a expectativa com a participação no reality show, que já chegou à etapa regional. Questionada sobre a possibilidade de ser uma das três finalistas, ela é enfática: “Tenho certeza que nossa receita será classificada e que levaremos essa representação da cultura culinária tocantinense para todo o Brasil”, disse.

Quem também participou das gravações foi o chefe da Divisão de Alimentação Escolar da Semed e nutricionista responsável técnico pelo PNAE em Palmas, Rodrigo Miranda que destaca que a alimentação infantil é elemento fundamental para a construção da cidadania, e que o diferencial de Palmas é a valorização dos profissionais encarregados do provimento da alimentação nas escolas.

“Sabemos da luta e dos desafios vencidos na história de vida de Gisleide e confiamos que ela dará o seu melhor para representar não apenas o Tocantins, mas as escolas da região Norte do país”, considera.

Um dos jurados que tem a missão de escolher as melhores receitas, Victor Souza veio de Belém (PA) para avaliar a receita de Gisleide. Ele considera importante um dos aspectos em comum nas escolas já avaliadas, que é trazer elementos regionais para a merenda. “É importante porque valoriza a cultura alimentar regional do aluno, e neste quesito Palmas está muito bem representada”, finaliza. 

 

Panelinha Dourada

A receita de Gisleide, que contou o direcionamento dos nutricionistas da Diretoria de Alimentação Escolar (DAE), tem como base carne de chambari, abóbora cabotiá e banana-da-terra, o que torna o prato saudável e valoriza a cultura alimentar do Tocantins.