Moradores da região norte recebem pré-conferência para debater Sistema Único de Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Isis Coutinho | Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 10:19

Estão previstas mais duas etapas antes da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas

Acontece nesta quinta-feira, 2, das 8 às 12h30, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, a primeira pré-conferência para debater o Sistema Único de Saúde (SUS), suas necessidades, implementação de políticas de saúde, exercício da participação e controle social, sob o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. Este evento que também será realizado nas regiões central e sul, antecede a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas, prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de março. Para participar, basta comparecer e fazer a inscrição.

Os moradores do centro poderão participar dos debates para melhorias do SUS no dia 9 de fevereiro, na Escola Estadual. Profª Elizângela Glória Cardoso, das 8 às 12h30. Já a última etapa será realizada na região sul, no dia 16 de fevereiro, na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, no mesmo horário.

 

Como posso melhorar o SUS?

Os moradores poderão participar dos debates por eixos temáticos, sendo eles: Eixo I: ‘O Brasil que temos. O Brasil que queremos’; Eixo II: ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’; Eixo III: ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’; e Eixo IV: ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’.

“As pré-conferências levantam as demandas que serão levadas para Conferência Municipal, onde serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde segundo o regimento”, esclareceu o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Saraiva, adiantando que a Conferência Nacional acontece de 2 a 5 de julho de 2023 em Brasília (DF). As deliberações aprovadas servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

 

Ônibus gratuito

Com o objetivo de incentivar a participação popular e melhor atender os moradores, a Prefeitura de Palmas, disponibilizará ônibus gratuitos saindo da Feira da Arno 33 (307 Norte), a partir das 7h30. O itinerário prevê passar pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) da região norte, seguindo a seguinte rota.

USF Jose Luiz Otaviani Arno 33 (307 Norte)

USF Arno 41 (403 Norte)

USF Arno 42 (405 Norte)

USF Arno 44 (409 Norte)

USF Arno 61 (503 Norte)

USF Arno 71 (603 Norte)

USF Arne 64 (508 Norte)

USF Arne 53 (406 Norte)


Programação das pré-conferências

8 horas - Apresentação Cultural
8h30 - Mesa de abertura
9 horas - Painel: Eixos da 12ª Conferência Municipal de Saúde
9h40 - Painel: Perfil de Saúde Locorregional
10h20 - Intervalo
10h40 - Debate
12 horas - Encerramento