Moradores da região Sul de Palmas participam da pré-conferência de Saúde e deixam suas contribuições

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 09 de março de 2019 às 15:42

O secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, fez a abertura do evento

A comunidade dos Aurenys, situada na região Sul de Palmas aceitou o convite e acordou cedo neste sábado,09, para participar da pré-conferência de Saúde organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Com o auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, situada no Jardim Aureny III, cheio de moradores, representantes de instituições públicas, membros do conselho e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, as políticas na área da saúde foram amplamente debatidas. O secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, fez a abertura do evento dando boas-vindas e agradecendo a participação  de todos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Granjeiro Saraiva, o País passa por um momento de mudanças que podem alterar conquistas já consolidadas do sistema. “É preciso garantir as conquistas que evoluíram os serviços da saúde pública no Brasil e o seu caráter participativo, universal e democrático. A participação da comunidade é fundamental neste processo. Precisamos nos posicionar, fiscalizar as ações de saúde e aplicação correta de recursos”, observou o presidente, ressaltando a importância da mobilização da sociedade para estabelecer diálogos com a sociedade em defesa do direito à saúde e do SUS.

Moradora do Aureny III, Maria Ferreira de Souza, que também é agente comunitária de saúde em Palmas a doze anos, conhece bem as necessidades da sua comunidade em relação aos serviços de saúde. Maria diz que não poderia deixar de participar de um evento que é aberto à população e principalmente com espaço democrático para cada cidadão expressar suas propostas na área da saúde. “Estamos aqui hoje, para pedir o fortalecimento dos programas e ações de saúde em Palmas. Manter nos Centros de Saúde o Programa Saúde da Família é a nosso principal anseio, pois em regiões mais vulneráveis como a nossa, é indispensável a atuação dos profissionais do programa”, cita a moradora lembrando que com a reforma do SUS o Saúde da Família poderá sofrer alterações.

A aposentada Claudemira Pires que é usuária do SUS também participou da pré-conferência e deixou o seu recado. “Palmas oferece bons serviços de saúde, mas para que isso continue precisamos lutar por mais recursos para a  área”, disse.

O secretário executivo da Secretaria de Saúde de Palmas, Frederico Silvério, que apresentou aos presentes os eixos temáticos da conferência, os dados nacionais e comparativos acerca dos níveis de financiamento do sistema único de saúde, em especial do município de Palmas, entre outros dados da gestão, aproveitou a ocasião para convocar toda a sociedade para o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde. “Essa é a terceira etapa das pré-conferências e, assim como as anteriores, atingiu seu objetivo, pois contou com intensa participação popular resultando em um diagnóstico da situação de saúde desta importante região do município. Com isso, pretendemos avançar na eficiência e humanização do SUS em Palmas, pois a humanização é uma bandeira da gestão da prefeita Cinthia, a qual tem ampliado os investimentos municipais em saúde, enquanto outros entes federados estão retirando recursos do SUS, o qual passa por um grave momento de desfinanciamento motivado principalmente pela EC 95, que reduz a participação da União em seu financiamento" avaliou.

Desta vez, moradores dos setores Aurenys I, II e III, Santa Bárbara, Liberdade, Novo Horizonte, Alto Bonito e Jardim Taquari participaram do evento.

Pré-conferências

As pré-conferências são instâncias para propor ações de saúde para o Plano Plurianual onde serão eleitos os representantes para participarem da etapa municipal, levando assim as propostas para apreciação a ser realizada na conferência do município.

O público debaterá os assuntos que serão abordados na XI Conferência Municipal de Saúde que acontece nos dias 26 e 27 de março, na Capital. A temática central da Conferência será “Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, com foco na gestão, financiamento, participação e sistema nacional do sistema público de saúde.

Foram convidados a participar desses encontros os trabalhadores das unidades e serviços de saúde, pacientes e representantes dos Conselhos que envolvem a saúde.