Moradores do Aureny III são os primeiros contemplados com nova etapa de modernização da iluminação pública de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 08 de maio de 2020 às 10:14

Economia mensal será de aproximadamente R$ 60 mil ao mês e R$ 715 mil todos os anos aos cofres públicos; região Central também será beneficiada

As noites dos moradores da Capital têm sido diferentes em alguns pontos. É que na última segunda-feira, 27 de abril, os moradores da Avenida D puderam conferir a eficiência luminosa das novas luzes de Light Emitting Diodes (LED) que começaram a ser instaladas no local. Esse é o primeiro trecho contemplado pela nova etapa de modernização da iluminação pública da Capital feita pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). A região Central da Capital também será beneficiada com essa ação.

O uso das lâmpadas de LED pela gestão municipal já é realidade em diversas avenidas, como a Teotônio Segurado, Palmas Brasil Norte e NS-04. A opção também é a preferida no uso doméstico. Essas lâmpadas exigem menos energia elétrica para gerar a mesma iluminação que as incandescentes, fluorescentes e de vapor de sódio.

Conforme detalhamento feito pela Seisp, serão substituídas 6.500 luminárias, sendo 2.084 no Jardim Aureny III; 395 luminárias no Aureny II; 598 no Aureny I; 914 no Aureny IV. O Jardim Taquari será contemplado com a instalação de 1.627 luminárias. Por fim, finalizando a região Sul da Capital, o Distrito de Taquaruçu receberá 532 luminárias de LED.

A economia mensal na fatura de energia nesses trechos será de aproximadamente R$ 60 mil ao mês e R$ 715 mil todos os anos aos cofres públicos. Com vida útil de até 11 anos, as luminárias adquiridas pela gestão municipal possuem cinco anos de garantia com pleno funcionamento, sem a necessidade de troca, salvo casos que ocorram alguma descarga elétrica ou outra situação externa.

Outra vantagem é a diminuição da demanda por mão de obra e equipamentos da Prefeitura, pois as lâmpadas de sódio queimam com mais facilidade e precisam ser trocadas com maior frequência.

Investimento

O investimento é de R$ 2.589.600,00 viabilizados pelo Programa de Requalificação Urbana (ProUrb) Palmas para o Futuro, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

A previsão para conclusão da troca no Aureny III é de 60 dias. Os próximos locais atendidos serão o Aureny IV e Taquari. Vale destacar que apenas uma parte da equipe que integra a Diretoria de Iluminação da Seisp foi deslocada para a execução dessas trocas.

Outros locais

A Prefeitura de Palmas ampliará as quadras que receberão luzes de Light Emitting Diodes (LED), incluindo agora a Arne 54 (408 Norte), Arne 64 (508 Norte), ASR-SE 25 (212 Sul) e ARS-SE 85 (812 Sul). A modernização da iluminação no setor Jardim Aureny III iniciou no final de abril. Esses locais também receberão obras de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, sinalização viária e calçadas de acessibilidade.

Ao todo serão instaladas 250 novas luminárias sendo distribuídas da seguinte forma: 83 luminárias na Arne 64 (508 Norte), 67 luminárias na Arne 54 (408 Norte), 45 luminárias na ASR-SE 25 (212 Sul) e a ARS-SE 85 (812 Sul) vai receber 55 luminárias.

Edição: Iara Cruz