Moradores dos empreendimentos North I e II terão Assessoria à Gestão Condominial

Secretaria de Habitação

Autor: Márcio Greick | Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 15:41

O objetivo é capacitar um grupo de moradores para atuar, seja direta ou indiretamente, na gestão condominial


Nesta quarta-feira, 27, às 19 horas, a secretária Executiva I da Secretaria Municipal de Habitação, Sabrina Kelly Vieira Machado, estará apresentando a empresa contratada para os moradores do  empreendimento Palmas Vertical North I. Nesta terça, 26, essa empresa foi apresentada pelo secretário de Habitação, Fábio Frantz, para os moradores do empreendimento  North Il.


Os moradores dos empreendimentos North I e II, contam agora com uma assessoria à gestão condominial. Muito mais do que receber uma unidade habitacional, as famílias dos empreendimentos North I e II, recebem também atendimento técnico-social que tem continuidade após a entrega das residências por meio de empresas de assessoria, neste caso, o Instituto de Promoção Humana Aprendizagem e Cultura-Iphac  prestará serviço de Assessoria à Gestão Condominial aos dois empreendimentos.  


A Assessoria à Gestão Condominial visa orientar e assessorar as famílias beneficiárias para a constituição do condomínio e implantação da gestão condominial no intuito de promover a autogestão e organização dos processos representativos, dos empreendimentos multifamiliares (em regime de propriedade condominial).


De acordo com o secretário Municipal de Habitação, Fábio Frantz, por se tratar de uma prestação de serviço específica, a Prefeitura de Palmas procedeu na licitação para contratar uma empresa especializada que durante 12 meses cumprirá um cronograma de atividades de capacitação junto aos beneficiários.


“A empresa prestará assessoramento técnico por um período de 12 meses ao síndico, corpo consultivo/fiscal e demais moradores que tenham interesse de se tornar um gestor do seu empreendimento”, acrescentando que a  empresa auxiliará também  o condomínio na parte de estruturação e funcionalidade  com apoio jurídico, contábil, administrativo, para zelar da vida do condomínio como  também sobre segurança condominial, primeiros socorros, dentre outros, acrescentando que ainda  serão promovidos cursos de geração de emprego e renda e  palestras sócio educativas  para estes e outros empreendimentos.


A síndica do empreendimento North II, Maria Marcilene Gomes de Sousa, está na gestão do condomínio, desde o dia 28 de outubro de 2018, onde cuida de 256 famílias. Para ela, a contratação de uma assessoria especializada é de fundamental importância.  “Os primeiros seis meses foram os mais difíceis. Os desafios são enormes e o maior deles hoje no condomínio é a questão da segurança e a questão social”, concluiu.


Os recursos para contratação da empresa especializada para prestação de serviço da gestão condominial e patrimonial, no valor de R$ R$ 79.360,00 para cada um dos empreendimentos, são oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que é um  fundo financeiro de natureza privada, regido pela Lei nº 10.188, de 12/02/2001, que tem como objetivo prover recursos ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).




Edição e postagem: Lorena Karlla