Mostra Didática de Artes Visuais da Fundação Cultural de Palmas pode ser visitada até agosto

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP - Pérola Costa (estagiária) | Publicado em 01 de julho de 2022 às 18:20

A abertura da Mostra exibiu Trabalhos dos alunos dos cursos de Desenho, Teatro, Violão, Canto e Pintura em Tela

“Houve uma época em que minha segunda casa era praticamente a FCP (...) a arte ocupa as lacunas da vida”, disse Marcos Castilhos a respeito dos cursos que fez no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta). Na quinta-feira, 30, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) realizou a abertura da ‘Mostra Didática de Artes’ dos alunos de desenho, pintura em tela, teatro e violão, do primeiro semestre de 2022.

As artes visuais dos alunos dos cursos de Desenho do Ceta e do Espaço + Cultura, com o professor Claudio Montanari, e de Pintura em Tela, com professor Ronan Gonçalves, ainda estão expostas no Salão de Exposições da FCP, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e continuarão abertas a visitações até 08 de agosto, das 08 às 19 horas com entrada gratuita.

A mostra não era realizada de forma presencial desde 2019 por conta do período de isolamento social. Para Giovanni Assis, presidente da FCP, o retorno foi muito desejado. “Foi uma difícil a decisão de voltar ao presencial, mesmo isso sendo o nosso maior desejo. Para não paralisar as atividades, nós criamos uma plataforma para que os encontros fossem online. Foi fundamental, mas nada se compara ao que presenciamos aqui hoje”, disse o presidente, afirmando estar muito orgulhoso. “Eu e a Fundação Cultural de Palmas estamos muito orgulhosos com o produto apresentado como final desse semestre, só tenho agradecimentos aos professores do Ceta e aos servidores da FCP”, concluiu.

Marcos Castilho ainda falou sobre tudo que aprendeu no curso de violão “Eu diria que a experiência me abriu os horizontes para pensar música, se havia limites muito concatenados na minha cabeça e quando eu conheci o professor Léo, sua musicalidade expandiu minha mente.” Castilho apresentou uma música autoral chamada ‘Estrangeiro’, que compôs durante o curso.

Além dele, a turma de teatro da professora Dalila Cristiny apresentou duas esquetes teatrais e o grupo de canto lírico ‘Madrigal Palmas’ fez a abertura do evento.

O Ceta promove ações voltadas à iniciação e aperfeiçoamento artístico nas áreas de artes visuais, artes cênicas e música. Além dos cursos livres de artes, são desenvolvidas as atividades do Coral Municipal de Palmas e de grupos de teatros para a montagem de espetáculos.