Mostra Online de Artes promove novas apresentações de artes cênicas, visuais e música

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 02 de julho de 2021 às 18:50

O trabalho é resultado das aulas desenvolvidas pelos professores utilizando metodologias adequadas às redes sociais

O ditado popular ‘o artista vai onde o povo estar’ nunca foi tão real quanto com a chegada das redes sociais, com alcance ampliado em razão da atual necessidade de distanciamento social. Assim, os artistas em formação nos cursos de artes da Fundação Cultural de Palmas (FCP), estão expondo seus talentos por meio da internet, com a Mostra Online de Artes, iniciada dia 28 de junho e que segue até 05 de julho com novas apresentações no www.curtapalmas.com.

A Mostra apresenta trabalhos nas áreas de artes cênicas, visuais e música, resultado das aulas desenvolvidas pelos professores utilizando metodologias adequadas às redes sociais, tanto em aulas ao vivo, como com material gravado e orientações posteriores.

Já estão disponíveis apresentações musicais que vão do erudito ao popular, e exposições de artes visuais nas modalidades desenho e pintura, que surpreendem pela qualidade e empenho dos artistas, ainda em formação.

Aulas on-line

Aproximadamente 500 alunos participam das aulas de artes on-line da FCP. São pessoas, que antes da pandemia por Covid-19, faziam as aulas presenciais no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (CETA), no Espaço Cultural de Palmas, no Espaço +Cultura na Arse 134, na Estação Cidadania – Cultura, no setor Morada do Sol e na Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu.

“A criação da plataforma on-line de artes é uma iniciativa do professor de música Fábio Geriz, ainda no início da pandemia, encampada pela Fundação Cultural, que nos permitiu a continuidade do nosso programa de formação artística e que ficará como legado, após o retorno das aulas presenciais”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.

Para produzir os conteúdos, alguns professores gravam em suas casas, ou no estúdio montado na Fundação Cultural. Além dos professores, os técnicos da FCP também se adaptaram para realizar trabalhos como captação de vídeo, edição de áudio e imagens, entre outros que possibilitaram a continuidade das aulas e a realização da Mostra Online.

Programação

Toda a programação está disponível clicando aqui. Os conteúdos continuarão na plataforma permanentemente.

  • Dia 28/06 – Mostra de Canto Popular - Alunos Professora Érika Carvalho
  • Dia 29/06 – Mostra de Artes Visuais- Alunos Professores (as) Marina Boaventura, Claudio Montanari e Ronan Gonçalves
  • Dia 30/06 – Mostra de Canto Lírico - Alunos professora Helena Zica
  • Dia 01/07: Mostra de prática em conjunto em música instrumental – Grupo instrumental Taquaruçu- Alunos professor Diego Brito
  • Dia 02/07: Mostra de Teatro – “Teste de Elenco” - Alunos dos professores (as) Dalila Cristiny Rosso, João Vicente, Felipe Trindade
  • Dia 03/07: Mostra do Coral Municipal de Palmas – Maestrina Renate Stephanes Soboll
  • Dia 03/07: Mostra de Dança do Corpo de Baile Municipal (Balé Jazz e Dança Contemporânea). Coreógrafo Elton Fialho
  • Dia 04/07: Mostra de Teclado e Piano Popular- Alunos do Professor Fábio Geriz