Motoristas da Semed participam de formação sobre direção defensiva na Semana Nacional do Trânsito

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 23 de setembro de 2021 às 12:19

Palestra foi ministrada por agentes da Polícia Rodoviária Federal na manhã desta quinta-feira, 23

Os motoristas da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram na manhã desta quinta-feira, 23, de uma palestra sobre Direção Defensiva - Condução de Passageiros, ministrada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada no auditório da instituição. A formação faz parte das ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro. O objetivo é atualizar os condutores do órgão sobre a legislação de trânsito vigente e suas alterações, sinalização, uso do cinto de segurança, dentre outros temas necessários para a prevenção de acidentes e possíveis infrações.

De acordo com a superintendente de Projetos Especiais, Nágila Bastos, cerca de 14 motoristas participam da formação. Ela também avalia a importância de oportunizar esse momento aos condutores da pasta. "Temos 78 unidades educacionais na rede municipal de ensino, entre o perímetro urbano e zona rural. Nossos motoristas são responsáveis pelo transporte escolar dos alunos, dos servidores às escolas. Neste sentido, eles têm muita responsabilidade na condução dessas pessoas, precisam conhecer bem as leis de trânsito, além de exigir que o passageiro também faça a parte dele, usando o cinto de segurança, garantindo a segurança de todos".

Motorista da Semed há 17 anos, Walisson Pereira Rego acredita que essas ações são fundamentais. "O condutor acaba criando vícios com o tempo de direção, e cometendo erros, e o trânsito exige regras, atenção, cuidado com o veículo e com as vidas. Particularmente, estou achando a palestra muito interessante, precisamos nos reeducar, entender o nosso corpo, quando há cansaço ou limitações que nos tirem a atenção no trânsito. Além de tudo, é importante conhecer as atualizações na legislação para entendermos nossas responsabilidades, finalizou".