Movimento feminista, Lei Maria da Penha e participação da mulher na política são abordados na comemoração do Dia da Mulher, no Parque da Pessoa Idosa

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 05 de março de 2020 às 16:50

Mais de 100 idosas participaram da comemoração que ocorreu nesta quinta, 05

Com uma abordagem muito dinâmica sobre o papel da mulher na sociedade e os fatos históricos que resultaram na criação do Dia Internacional da Mulher - 8 de março, a advogada e coach, Dinalva Costa conduziu um encontro com mais de 100 mulheres idosas na manhã desta quinta-feira, 05, no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. As participantes do evento responderam às ‘provocações’ e deram uma lição de sabedoria e sororidade ao falar sobre o universo feminino.

“Eu sei que muitas pessoas criticam o Dia da Mulher, mas eu quero dizer que eles estão errados. Nós mulheres devemos nos unir, cada dia ficar mais unidas, lutar contra a violência, buscar espaço na política, lutar contra o alcoolismo que destrói famílias. A  luta não acaba nunca, nem mesmo quando nos aposentamos, estamos juntas defendendo as novas gerações e por isso esse dia é tão importante”, explica a aposentada Maria D’Abadia Fernandes.

Já a aposentada Raquelina Maria das Dores falou sobre a história das mulheres e disse que é preciso contar esses fatos para todas as pessoas. “As mulheres lutaram por nossos direitos, direito de trabalhar, de votar, de ser votada, de se divorciar, de ter um documento de uma casa, eu já conhecia a história do Dia 8 de março, mas é importante repassar essas informações de tanta luta para conseguir que as mulheres tenham seus direitos” destacou.

“Eu trouxe essa história do Dia Internacional da Mulher justamente para que elas possam conhecer como os direitos das mulheres foram construídos ao longo do tempo. Não foi fácil e ainda temos muitas lutas, muitas batalhas como por exemplo buscar a igualdade salarial e o fim da violência contra a mulher”, afirmou a palestrante Dinalva Costa.

Durante a abertura do evento a gerente do Parque, Silvanete Motta, falou sobre os serviços ofertados. “Esse parque é todo de vocês, hoje celebramos as nossas mulheres, temos mais de 190 idosas participando de atividades aqui e isso é muito gratificante. Eu quero agradecer a cada uma delas por estar aqui semanalmente com sua alegria e seu entusiasmo”, disse Motta.

Edição: Lorena Karlla