‘MudaClima’: Fundação de Meio Ambiente, comunidade e empresas realizam plantio de árvores na área verde da Arse 13

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 18:18

Ação tem a intenção de contribuir para melhoria do clima na Capital

A área verde da Arse 13 recebeu na tarde desta sexta-feira, 28, o Programa ‘MudaClima’, que plantou 75 mudas de árvores frutíferas e típicas do Cerrado, graças a uma parceria celebrada entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), moradores da quadra, Academia e Escola de Natação Gustavo Borges e Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa).

A intenção é que em poucos anos o espaço que recebeu a arborização possa influenciar o clima da cidade, oferecendo um melhor conforto urbano. As espécies plantadas atendem as recomendações do Plano de Arborização de Palmas.

Na ocasião, a presidente da FMA, Meire Carreira, avaliou que a atividade, liderada pelos artistas Meire Maria (bailarina) e Genésio Tocantins (músico) moradores da Arse 13, além das duas instituições educacionais, já reflete a força e o engajamento alcançados pelo ‘MudaClima’.

Ainda de acordo com a presidente da FMA, o Centro Educacional São Francisco de Assis e a Academia e Escola de Natação Gustavo Borges, que são parceiros do ‘MudaClima’, pretendem em breve aderir ao Programa ‘Palmas Mais Verde’, também capitaneado pela FMA.

“Estamos nesta tarde cumprindo a intenção do ‘MudaClima, que é envolver comunidade, empresas públicas e privadas. Este programa, além de ser voltado à arborização, também pretende propiciar o vínculo entre cidadãos e árvores plantadas”, destacou Meire Carreira.

Na ocasião, Meire Maria e Genésio Tocantins lembraram que o desejo de recuperar a vegetação nativa da quadra é um sonho antigo que eles sempre defenderam.

“Há mais de oito anos que pedíamos ao poder público municipal essa ação e agora somos atendidos. É uma alegria enorme, ainda mais vendo essas crianças participando, devolvendo à Arse 13 sua vegetação; a Fava de Bolota, que é o símbolo de nosso Estado”, disse emocionada Meire Maria.

“Enquanto esperávamos pelo poder público, plantei muitas árvores em meu quintal. Hoje é um sonho realizado”, completou Genésio Tocantins.

A coordenadora educacional do Cesfa, Cláudia Andrade, explicou que a escola trouxe para o plantio do Programa líderes de sala, para incentivá-los a tornarem-se multiplicadores do conceito de responsabilidade ambiental.

“Na sequência vamos estimular nossos alunos a cuidarem dessa área. Este tipo de atividade faz parte da ideologia do São Francisco, que defende que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos e que os benefícios devem se estender a toda a comunidade”, comentou Cláudia Andrade.

Gustavo Borges, que além de proprietário da Academia e Escola de Natação também é morador da quadra, disse que o plantio é fruto de uma batalha de muitos anos e que reforça a identidade da comunidade local. “A Arse 13 é referência para a cultura e esporte de nossa Capital e este plantio ajuda a preservar nossa identidade”, disse Gustavo Borges.

Ele explicou que os alunos de sua escola já temem essa consciência ambiental desenvolvida. “Quem pratica esporte ao ar livre sabe bem o valor de uma árvore, que oferece frutos, sombra, possibilidades para atividades físicas e de lazer, serve de abrigo para animais, então este é um equipamento público de múltiplas funções e valor inestimável”, concluiu.

A estudantes Érika Cristine, embora ainda bem jovem (13 anos) já se preocupa com as próximas gerações e acredita que o plantio de árvores seja uma forma de fazer um mundo melhor para o futuro. “Aqui é nossa casa comum e é preciso cuidar para as gerações que virão depois de nós”, sentenciou.

Também participaram da ação os colegas de sala, do São Francisco, Rebeca Neves, Heitor Ferreira, Lorena Rocha e Luísa Chiodi, todos de 11 anos. No final da atividade eles fizeram questão de exibir as mãos sujas de terra, e um sorriso de quem tem a consciência do dever cumprido.

‘MudaClima’

O 'MudaClima' tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

A meta do Programa é plantar 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verdes.

O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.

Edição: Lorena Karlla