Mulheres aprendem a fazer turbante em oficina sobre beleza africana no Cras do Aureny lll

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes/Palmas | Publicado em 28 de novembro de 2023 às 12:29

Ação foi uma parceria da Sedes com o projeto

Uma oficina de turbantes focada na beleza africana, autoestima e empoderamento da mulher foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Karajá l, no Aureny lll, nesta terça, 28. A oficina faz parte da ‘Incubadora Social’, projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que, e em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), veio alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade social nos Cras.

O encontro foi guiado pela cabeleireira especializada em cabelos crespos e cacheados, Marta Miranda Ferreira. A oficina foi dividida em dois momentos, uma delas com o passo a passo de diversos penteados que podem ser usados com o turbante, e o diálogo em grupo sobre a autoestima revelada através da aceitação das raízes naturais do cabelo e o empoderamento gerado por ela.

“Conversamos sobre a transição capilar e a influência para autoestima ao assumir o cabelo natural, um processo empoderador na vida de uma mulher. A questão do cabelo crespo natural revela nossa identidade e ali conseguimos ver quem nós somos. Com esse cabelo, mostramos quem somos, aquilo que não podem apagar”, contou a cabeleireira Marta Miranda Ferreira.

No dia 12 de dezembro, será realizada uma roda de conversa no Cras Karajá l, a partir das 8h30, com o tema 'Autoestima e Empoderamento Pessoal'. O encontro será guiado pela administradora e especialista em gestão de carreira e imagem profissional, Crislene Batista.