Mulheres atendem ao chamado e comparecem à Unidade de Saúde Novo Horizonte para realizar exame preventivo

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça/Redação Semus | Publicado em 30 de outubro de 2023 às 17:23

Evento noturno ampliou atendimento e fechou a programação do Outubro Rosa na USF

Na noite desta segunda-feira, 30, a Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV, realizou a última ação da programação do Outubro Rosa, com o dia D voltado ao atendimento a mulheres. Dezenas de pacientes atenderam ao chamado e compareceram em peso para coleta do exame de PCCU (Papanicolau), popularmente conhecido como exame preventivo; consulta médica; atendimento odontológico; e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A abertura contou com uma rápida palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, em especial a identificação de sinais relacionados ao câncer de mama e colo uterino. Sem tempo para ir até uma unidade de saúde durante o horário comercial, a repositora Eutagíla Avelino Cardoso, de 34 anos, não perdeu tempo e foi uma das primeiras atendidas no evento. “A agente de saúde me avisou que teria exame hoje, e como trabalho durante o dia, aproveitei o horário especial para fazer meu preventivo”, explica.

Quem também esteve na unidade de saúde foi a dona de casa Amanda Kerenn Silva, de 20 anos, ao lado do marido Raian Rodrigues dos Santos, 29 anos, e da filha Pétala Aurora dos Santos, de 4 meses. A jovem esteve no local em busca do exame preventivo, pois investiga uma alteração constatada durante a gravidez. “Era necessário esperar o nascimento da minha filha e observar melhor essa alteração”, explica. 

Assim como a unidade Novo Horizonte, outras USFs realizam durante o mês de outubro uma extensa mobilização para ampliar a oferta de exames e atendimentos. Nos locais ocorreram coletas de PCCU, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de ISTs, e palestras sobre a saúde da mulher.