Mulheres atendidas no Cras Krahô aprendem a fazer panetones e biscoitos natalinos

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 05 de dezembro de 2023 às 15:31

Capacitação atendeu cerca de 30 mulheres inscritas no CadÚnico

Cerca de trinta mulheres atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Krahô, na região sul de Palmas, aprenderam receitas de panetones e biscoitos natalinos durante curso gratuito oferecido pela unidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As capacitações, gratuitas, aconteceram durante quatro dias e a última aula foi realizada nesta terça-feira, 5. “É uma oportunidade valiosa dessas mulheres aprenderem a fazer esses produtos fáceis de vender nesta época e que também podem ser usados para presentear, para demonstrar carinho”, explicou a coordenadora do Cras, Maria Madalena Pereira, acrescentando que todas as participantes são inscritas no CadÚnico e participam de algum programa exectudado no Centro de Referência.

A engenheira de alimentos do Senai, Lara Milhomem Guida, detalhou que, apesar de ser um curso rápido, possui aulas práticas durante todo o período. “Elas vão aprendendo enquanto colocam a mão na massa e, isso facilita muito a memorização. Ensino cada uma a fazer as massas, cada passo desde a fermentação, as temperaturas do forno,  os tipos de recheios e coberturas e dou dicas  sobre como comercializar os produtos.”

A dona de casa Leidejane Almeida, de 54 anos, contou que este é o segundo curso que faz por meio do Cras Krahô. “Eu já aprendi a fazer ovos de páscoa e foi muito bom. Agora estou ansiosa para fazer os panetones, pois minha família adora. Quero me organizar e vender alguns para meus amigos e vizinhos também.”

 

Texto: Eliene Campelo

Edição: Secom