Mulheres atendidas nos Cras de Palmas recebem certificados de cursos ofertados por programa

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 27 de junho de 2022 às 17:04

Na Capital, as capacitações são feitas nos Centros de Referência de Assistência Social

Na manhã desta segunda-feira (27), a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, realizou a entrega de certificados do programa Qualifica Mulher para 39 mulheres atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas. O evento aconteceu no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

“A iniciativa da Proex-UFT, coordenada pela professora, Maria Santana Milhomem, é um sucesso e demonstra o poder transformador da capacitação na vida das mulheres em situação de vulnerabilidade, trazendo a geração de emprego e renda como um fator de empoderamento e de transformação social”, destacou Simone Sandri, gestora da  Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes).

A ministra da Mulher, Cristiane Britto, falou da importância dos cursos ofertados pelo Qualifica Mulher e dos avanços que o Governo Federal tem feito nas políticas de apoio às mulheres. “Temos, no ministério, diversos programas voltados especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, sempre com uma atenção especial às mulheres ribeirinhas, quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas e todas as aquelas que vivem nas áreas periféricas”, destacou a gestora do MMFDH.

Projeto

O projeto Qualifica Mulher é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o MMFDH. Os cursos contam também com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Sedes.

Em Palmas, foram ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social quatro cursos do projeto, sendo ‘Qualificação e Autonomia das Mulheres no Tocantins’, ‘Design de Biojoias, Artesanato em Biscuit’ e ‘Corte e Costura e Quintais Produtivos’. Atualmente, está em andamento a formação de uma turma do curso de ‘Corte e Costura’  no Cras Karajá I, no Aureny III.

Texto: Eliene Campelo/Sedes

Edição: Secom Palmas