Mulheres com mais de 40 anos poderão realizar mamografia na próxima semana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 03 de março de 2022 às 16:59

Atendimentos ocorrerão entre os dias 08 e 17 deste mês, das 7 às 16 horas, no Cras do Jardim Taquari; ação conta com apoio da Semus e da Sedes

Mulheres em situação de vulnerabilidade com mais de 40 anos poderão fazer o exame de mamografia para detecção do câncer de mama durante a ação 'Mulheres Amigas', promovida pela Organização da Sociedade Civil (Oscip) Américas Amigas, que estará na Capital com uma unidade móvel de  08 a 17 deste mês. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) apoiam o evento, que ocorrerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Taquari, das 7 às 16 horas. As interessadas em fazer o exame na unidade móvel deverão realizar cadastro prévio no site da Oscip. Acesse aqui. A expectativa é que 65 mamografias sejam realizadas por dia. 

O objetivo do exame de mamografia é detectar o câncer de mama, tipo mais letal da doença para as mulheres. Além da mamografia, as pacientes podem ainda passar por um ultrassom, serem encaminhadas para uma consulta com um mastologista e até mesmo fazerem uma biópsia, caso o resultado do exame indique que isso é necessário.

Após o diagnóstico fechado, as pacientes serão reguladas e acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS) para dar seguimento ao tratamento da enfermidade com atendimento especializado. 

Américas Amigas 

A Oscip Américas Amigas atua na promoção dos direitos humanos, buscando a redução da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. A organização tem como objetivo disponibilizar acesso à detecção, diagnóstico de câncer de mama, treinar profissionais e promover o acesso à saúde de pacientes em situação de vulnerabilidade na região amazônica, incluindo mulheres de comunidades ribeirinhas. Para saber mais sobre a organização, acesse aqui.