Mulheres do Centro Flor de Lis participam de palestra sobre Empoderamento e Trabalho

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 01 de fevereiro de 2020 às 14:22

Reunião contou com a presença do palestrante e orientador profissional Aeronssaytt Gomes, servidor do Sistema Nacional de Empregos 

Nesta sexta-feira, 31, as mulheres atendidas pela equipe do Centro de Referência da Mulher Flor de Lis participaram de uma palestra sobre Empoderamento, com o palestrante e orientador profissional do Sistema Nacional de Empregos (Sine/Tocantins) Aeronssaytt Gomes de Oliveira. O evento faz parte do cronograma de Encontros de Intervenção Psicossocial com Mulheres oferecido quinzenalmente pelo Flor de Lis às suas atendidas.

 

“É mais uma forma de fortalecer estas mulheres, prepará-las para buscar vagas de trabalho e sua independência financeira. Elas encontram aqui um apoio muito importante nestes passos para a reconstrução de suas vidas. É gratificante poder fazer parte deste resgate de cada uma delas”, explica a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Simone Sandri, que estava presente na reunião.

 

“Hoje sou uma nova mulher, tenho meu trabalho e posso ajudar outras mulheres a buscar essa mudança de vida. O caminho não é fácil, nunca será fácil, mas a determinação, o amor pela sua família e a fé são grande aliados das mulheres que vivem em situação de violência, qualquer violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, todas elas tem um impacto muito negativo na vida de um ser humano”, conta Meire Bezerra, hoje servidora pública estadual.

 

Durante toda a tarde, as participantes puderam compartilhar suas experiências em busca de um trabalho, as principais dificuldades e aprender um pouco mais sobre empoderamento e o mundo do trabalho. “Esta é apenas uma janela, por onde elas começam a ver um horizonte, agora cada uma delas deve girar a chave que se encontra na porta e buscar novas conquistas, com muito esforço, muito estudo e dedicação”, destaca Gomes ao ressaltar que semanalmente outras capacitações ocorrem no Sine..

 

Flor de Lis

 

Na Capital, uma das referências para atendimento de mulheres vítimas de violência e outras demandas relativas à violação de direitos, é o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis, na Arse 71. No local, o atendimento é feito por demanda espontânea ou encaminhada de algum parceiro da rede de proteção à mulher.

 

O Centro oferece serviços de orientação sobre o direito da mulher, serviços psicológicos, sociais e jurídicos, que acontecem individualmente ou em grupo.

  

Parte dos casos ali atendidos foi relatado pelo Disque Denúncia 180, cuja ligação é gratuita e resguarda a identificação do denunciante. Para a Casa Abrigo são acolhidas de forma sigilosa e protegida mulheres sob risco de grave ameaça ou em situação de violência.