Mulheres podem realizar mamografia na USF Morada do Sol em unidade móvel do Hospital do Amor

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 05 de junho de 2023 às 09:11

Ação oferta exames para público entre 40 e 69 anos atendidas pela unidade, até esta terça-feira, 06

Para promover a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com o Hospital do Amor, disponibiliza exames de mamografia nesta segunda-feira, 5, por meio da carreta de prevenção do câncer, para as mulheres atendidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol. A ação ocorrerá até terça-feira, 6, das 8h às 17h, para as mulheres entre 40 e 69 anos.

Segundo Lorena Corrêa, diretora da Atenção Básica da Semus, o rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia já é um serviço ofertado rotineiramente pela rede de Palmas. Porém, segundo ela a proposta da carreta contribui significamente para que as mulheres possam ter um maior acesso e manter seus exames atualizados. "A ação visa rastrear o câncer de mama em tempo oportuno", explicou.

Mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza raios-x de baixa dose para detectar alterações nos seios, como tumores ou outras anomalias que possam indicar o câncer de mama. Realizar a mamografia regularmente é de extrema importância por várias razões.

Detecção precoce: A mamografia é capaz de identificar lesões mamárias antes mesmo de serem perceptíveis ao toque ou apresentarem sintomas. Isso possibilita o diagnóstico precoce do câncer de mama, quando as chances de sucesso no tratamento são maiores. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais amplas são as opções de tratamento e as chances de cura.

Redução da mortalidade: Estudos têm demonstrado que a mamografia regular em mulheres de 40 a 69 anos pode reduzir a mortalidade por câncer de mama. Isso ocorre porque o exame é capaz de identificar tumores em estágios iniciais, possibilitando um tratamento mais eficaz.

Monitoramento de lesões: Além de ser usado como um exame de triagem, a mamografia também é utilizada para monitorar lesões pré-existentes, como cistos ou nódulos benignos. Isso ajuda a acompanhar a evolução dessas lesões ao longo do tempo e verificar se há necessidade de intervenção médica.

Avaliação de risco: A mamografia também pode ser usada para avaliar o risco individual de uma mulher desenvolver câncer de mama. Em casos de histórico familiar ou outros fatores de risco, o exame pode auxiliar na identificação precoce de possíveis alterações.

Texto: Redação Semus

Edição: Secom Palmas