Município de Palmas presente na COP27 que acontece no Egito

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 11 de novembro de 2022 às 12:20

Representando a Frente Nacional de Prefeitos e a rede global ICLEI, prefeita Cinthia Ribeiro cumpre extensa agenda no maior evento da ONU para discutir ações de combate às mudanças climáticas

A convite da rede global ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives)  - Governos Locais pela Sustentabilidade, e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, está em deslocamento para o Egito, onde cumprirá extensa agenda na COP27, conferência global sobre o clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da participação em sessões temáticas e acompanhamento das agendas bilaterais, a delegação palmense, liderada pela prefeita, terá a oportunidade de apresentar suas iniciativas em sustentabilidade e captar recursos para ações estratégicas do Município de Palmas.

A COP27 reúne governos e metrópoles do mundo todo, além dos maiores cooperantes e financiadores internacionais, organismos multilaterais e redes de cidades, gerando um ambiente altamente qualificado para o debate e a prospecção de oportunidades e projetos, investimentos e cooperações. Uma das agendas das quais a delegação palmense participará trata da aceleração da inovação urbana sobre o clima em 2023, paralelamente à realização da 1ª Cúpula Anual de Inovação, que reunirá atores estatais e não estatais de alto nível sob a bandeira da transição net-zero (compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera).

Palmas Recicla

No âmbito do Amazônia pelo Clima (ApC), a Prefeitura de Palmas terá a oportunidade de apresentar suas iniciativas em sustentabilidade, em especial o projeto Palmas Recicla, desenvolvido nas sessões de mentoria do ApC. O projeto tem por objetivo principal garantir a redução de emissões de gases de efeitos estufa através do tratamento de resíduos sólidos. A divulgação do Palmas Recicla será essencial para o Município obter financiamento necessário para completar a implementação do projeto.
“Enquanto prefeita de uma das capitais inseridas na Amazônia Legal, participar da COP27 é uma oportunidade ímpar de inserir Palmas na agenda climática. Ao mesmo tempo que podemos chamar a atenção para nossas iniciativas de políticas ambientais, trabalhamos com perspectivas de captar recursos e estabelecer novas cooperações internacionais”, avalia a prefeita Cinthia Ribeiro.

Amazônia Legal

Prefeitas e parlamentares mulheres da Amazônia Legal também terão uma agenda específica para tratar da participação feminina nos espaços de negociação e de tomada de decisão de políticas relacionadas à questão climática. O painel trará experiências concretas de mulheres no poder, por soluções para uma transição justa na Amazônia Legal, ou seja, garantindo a redução da desigualdade de raça e gênero na distribuição de empregos a partir da execução do plano de recuperação verde da região.

Além da prefeita Cinthia Ribeiro, integram a delegação de Palmas o secretário municipal de Assuntos Fundiários, Fábio Barbosa Chaves; o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), Giovanni Assis; a chefe de Gabinete da prefeita, Maíra Silva Galvão Araújo, e a assessora de comunicação do Gabinete, Maria Letícia Ferreira Gomes.

Texto: Secom Palmas

Edição: Secom Palmas