Musicais encenados e espetáculos teatrais atraíram grande público para o Faes

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 02 de dezembro de 2023 às 06:22

Dentre as apresentações, histórias das quebradeiras de coco do Tocantins, lenda sobre os festejos do Senhor do Bonfim e muito mais

Uma explosão de cores e interpretações! Quem esteve na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré na tarde desta sexta-feira, 1º, pôde conferir de perto a alta qualidade das apresentações da 15ª edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes 2023). Talento para o Teatro não faltou e encantou o público que manteve o auditório sempre lotado com familiares, comunidade escolar, alunos e professores.

O tema Tocantins e seus encantos artísticos e culturais foi inspirador para as mais diversas exposições que brilharam no palco e arrancaram aplausos. Teatro de bonecos, teatro de sombras e musicais foram encenados durante toda a tarde. Dentre as apresentações uma releitura da peça ‘Opera do malandro’ na categoria Musical Encenado - Noite Carioca Tocantins, uma lenda sobre os festejos do Senhor do Bonfim, histórias das quebradeiras de coco e muito mais.

Para o secretário municipal da educação de Palmas, professor Fábio Chave, que acompanhou atento todas as exibições, “o Faes é um verdadeiro show de talentos realizados pelos protagonistas da educação, que são os alunos, os professores e os gestores”, elogiou e parabenizou todos os envolvidos no evento.

A professora de língua portuguesa da Escola Municipal (EM) Francisca Brandão, Tais Ferreira de Brito Figueiredo prestigiou as apresentações e destacou ser “um momento bem oportuno para os alunos da rede municipal de Palmas mostrarem suas habilidades” a aproveitou para parabenizar a prefeitura e, especialmente, aos professores e toda a equipe por trás desse grande evento. “É necessário mostrar o desempenho e os talentos dos nossos alunos nas nossas escolas municipais”, complementa.

“O Faes sempre nos surpreende. A cada ano ele nos traz uma motivação nova, nos surpreende com a equipe, com o trabalho, e hoje, o que pude perceber é que os alunos estão mais integrados, eles estão vindo com mais intensidade”, avalia a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carrossel, Fátima Florêncio do Rosário Costa. A diretora elogiou a participação das famílias, mas sugeriu ampliar o envolvimento dos familiares.

“Para as próximas edições seria interessante envolver mais a participação das outras famílias para que a cada ano o festival possa crescer mais ainda”. Ela citou como exemplo, a mãe de uma aluna, a qual compareceu para prestigiar a filha numa apresentação e se surpreendeu a dimensão do Festival. “Por mais que seja divulgado, que a gente fale sobre e mobilize as famílias sobre a importância do evento, quando chegam veem as apresentações, ficam surpresas”, pontuou.

Prestigiando a apresentação da filha, que estuda o maternal II, no Cmei Chapeuzinho Vermelho, Bruno Oliveira de Abreu acha importante a integração das famílias com filhos. “Acho que é interessante os pais estarem acompanhando esse momento. Várias apresentações lindíssimas que a gente viu, com temas diferentes e, ao mesmo tempo, tudo voltado ao nosso Tocantins, é uma riqueza de talentos e eu acho muito importante a realização desse evento todo ano”, avalia.

As apresentações de poesia e oratória, que estavam na programação da tarde, foram transferidas para a próxima segunda-feira, 4, às 14 horas, na galeria de artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Confira as classificações das apresentações vespertinas desta sexta-feira:

Categoria Teatro de Bonecos – ETI

1º lugar – ETI Luiz Gonzaga