Mutirão contra dengue é realizado na Arse 131

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 08:50

Agentes de endemias se reúnem para levar informações e eliminar possíveis criadouros do Aedes

Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) promoveram, nesta sexta-feira, 23, a partir das 8 horas, um mutirão de combate à dengue na Quadra Arse 131 (1304 Sul). Essa iniciativa está inserida em um cronograma que visa intensificar as ações de conscientização e controle do Aedes aegypti na região urbana.

O mutirão contou com a participação dos soldados do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, auxiliando nas visitas aos moradores e com a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que prestou auxílio na roçagem e limpeza das áreas verdes e terrenos baldios da quadra.

Para o morador local, o professor Max Miller, 35 anos, a manutenção do quintal é uma prática regular, motivada principalmente pela segurança de seu filho, com pouco mais de um ano de idade, e sua esposa, que está gestante. “Eu tenho muito cuidado com tudo que está no meu quintal, água do gato, qualquer objeto, faço um trabalho diário para manter tudo limpo e livre da dengue”.

Segundo Sebastião de Jesus, 57 anos, servidor público, a visita dos agentes proporcionou uma perspectiva mais detalhada sobre os objetos em sua residência. Durante a inspeção, recebeu várias orientações sobre o manejo e o armazenamento adequado de itens no quintal, visando a eliminação do mosquito transmissor da dengue. Ele destaca a importância de sempre acolher os agentes e estar atento às suas orientações.

Conforme Lara Betânia, coordenadora de Controle Vetorial da UVCZ, está programado que novas atividades ocorram em 8 de março no Lago Sul e em 22 de março na Arse 24 (210 Sul). Ela destaca que tais ações não só visam eliminar possíveis criadouros do Aedes, mas também conscientizar a população de que é um trabalho em conjunto entre o poder público e os moradores.