Mutirão de testes de Covid-19 da Semus continua nesta quinta-feira, 18, em novos pontos da Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 17 de março de 2021 às 16:22

Ação será realizada na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul

A população deve ficar atenta à agenda dos locais assistidos para cobertura de testagem em massa na Capital para a Covid-19, com o novo ciclo de testagem a partir desta quinta-feira, 18, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul. A ação se estenderá até sexta-feira, 19. O primeiro ciclo termina nesta quarta, 17, e está acontecendo nas Feiras de Taquari, Arno 33 (307 Norte) e no Jardim Aureny I.

Segundo a equipe técnica da Semus, a ação começou na segunda, 15, e conta com as equipes de apoio militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército. Nos dois primeiros dias foram realizados 1909 testes, sendo 1013 pessoas na segunda e 896 na terça.

Para a realização do teste é preciso apresentar um documento de identificação para os profissionais da rede. O resultado é entregue em minutos e os pacientes são orientados de acordo com o seu quadro, no caso de resultado positivo é necessária a realização da notificação ao Comitê de Operação de Emergência em Saúde (COE Palmas) e o encaminhamento para triagem em uma das unidades de saúde sentinela da Capital.

O farmacêutico e coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Ricardo Nunes, explica que o teste utilizado detecta anticorpos IgM e IgG que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2, ou seja, tanto pessoas que estão com a doença ou que já tiveram podem apresentar resultado positivo.

“No final da ação serão avaliados os resultados positivos e negativos para assim traçar um dos perfis epidemiológicos da cidade, e desta forma elaborar a melhor estratégia de controle”, destaca Ricardo complementando que o balanço geral será divulgado após o encerramento do mutirão.