Mutirão do Mais Saúde realiza 1.025 atendimentos na Arne 64

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 18 de setembro de 2023 às 07:22

Serviços mais procurados foram vacinação, consulta médica, testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferição de pressão e teste de glicemia

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou 1.025 atendimentos no mutirão do Mais Saúde realizado no último sábado, 16,  na Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista, localizado na Arne 64 (508 Norte) e na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Os serviços mais procurados foram de vacinação, consulta médica, testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferição de pressão e teste de glicemia.

Nas oito horas de evento, quem passou por lá também teve acesso gratuito a testagem HPV, triagem saúde mental, auriculoterapia e ventosa, vacinação antirrábica, testagem de leishmaniose canina, orientação de saúde bucal, atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), orientação do programa Bolsa Família, distribuição de preservativos, atualização da caderneta de vacinação, prescrição e dispensação de medicamentos, avaliação para detecção da hanseníase, avaliação para inserção de vasectomia, laqueadura e Dispositivo Intrauterino (DIU), avaliação e tratamento do fumante e administração de Vitamina A, aconselhamento nutricional, avaliação física e reabilitação (fisioterapia).

Além dos atendimentos porta-aberta, sem necessidade de agendamento, o mutirão promoveu consultas e exames com pacientes da Atenção Secundária, já pré-agendados para consultas nas áreas de psiquiatria, oftalmologia, pediatria, fisioterapia, otorrinolaringologista e exame de ecocardiograma.

A Semus estuda a ampliação das ações e pretende levar o Mais Saúde até o distrito de Buritirana, setor Morada do Sol e para a região central da cidade.

O mutirão contou com a participação de acadêmicos de medicina da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC), da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas (Afya Palmas).