Na abertura do ano legislativo, Cinthia Ribeiro faz balanço de sua gestão e aponta perspectivas para 2020

Gabinete da Prefeita

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 05 de fevereiro de 2020 às 15:23

A gestora também destacou a saúde financeira do município, que o credencia a buscar novos investimentos e financiamentos

Convidada para a abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Palmas, na manhã dessa quarta-feira, 05, a prefeita Cinthia Ribeiro, em seu pronunciamento ao parlamento fez um balanço de gestão, falando sobre os avanços dos últimos dois anos, e apontou boas perspectivas para 2020. Entre elas, a homologação dos resultados da licitação da primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana, com recursos do Banco CAF no valor de R$ 111 milhões.

Na mensagem apresentada ao parlamento, a prefeita fez questão de lembrar que essas obras de pavimentação e drenagem contemplam o sonho de muitos moradores que aguardam pelo benefício por bons 20 anos. “Esse é um programa vital para o desenvolvimento de Palmas”, e complementou que com a harmonia entre os poderes quem ganha é população. “Como a Câmara fez ao cumprir o seu papel e cito a aprovação da operação de crédito essas obras e aprovação da Lei Orçamentária Anual”.

Em seu balanço, a gestora destacou a saúde financeira do município, que o credencia a buscar investimento e financiamento para seu crescimento e ao garantir nota “A” do Tesouro Nacional, uma vez que Palmas chegou a uma receita total de R$ 1 bilhão, fechando o ano com superávit. Dentre os recursos aplicados o destaque foi para a gestão de pessoas. “Honramos nosso compromisso com os servidores, possibilitando os pagamentos das progressões em atraso e iniciamos 2020 pagando 4,48%, correspondente ao INPC, de data base a todos os servidores em uma só parcela”.

A Infraestrutura e serviços públicos da cidade foram outras áreas que em 2019 receberam uma grande atenção com investimentos em R$ 82,3 milhões. Já a Saúde recebeu R$ 69 milhões, Educação R$ 61 milhões e R$ 59 milhões para as demais pastas. Cinthia destacou ainda que recebeu a prefeitura em abril de 2018 com uma dívida de R$ 70,6 milhões, mas no ano passado as contas fecharam equalizadas.

Perspectivas

Para 2020, a gestora destacou que o bom relacionamento do município com a bancada federal possibilitou inúmeras obras para Palmas, a exemplo de emendas dos senadores Eduardo Gomes, Kátia Abreu, e dos deputados federais Vicentinho Júnior e Dorinha para obras como o Centro de Convenções e a Praça Gastronômica em Taquaruçu, Feira da Promessa em Taquaralto, novo Terminal Rodoviário em Taquaralto, Núcleo de Atendimento Integrado (uma espécie de Casa Acolhida), CMEI no Bairro Recanto das Araras, quatro unidades de Saúde para região Sul, além de recursos para substituição da energia elétrica pela solar nos órgãos públicos, equipamentos para Guarda Metropolitana, recursos para área do esporte e saúde, com custeios desde a atenção básica até a alta complexidade. “Em 2020, vamos entregar ainda 3 novos Centros de Educação Infantil, gerando 1.608 vagas, e duas novas Escolas de Tempo Integral”.

Diante da perspectiva da aprovação da reforma tributária e do novo pacto federativo, a prefeita pediu o apoio da Câmara para que a cidade possa continuar avançando. “Palmas só tem a ganhar, desde que estejamos atentos na defesa de nossos interesses. Por isso, faço um apelo aqui, que nossos vereadores participem firmemente desse debate, mobilizando a nossa bancada para assegurar avanços e não retrocesso”, finalizou a gestora, agradecendo a importância da Casa para a democracia e o desenvolvimento da Capital do Calor Humano.