Na Agrotins, Defesa Civil realiza palestra sobre as interferências urbanas no perímetro rural

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 10 de maio de 2019 às 15:29

Palestra teve como tema ‘Interferências do avanço do perímetro urbano sobre a zona rural’

A Defesa Civil de Palmas promoveu nessa quinta-feira, 09, palestra na 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), com o tema ‘Interferências do avanço do perímetro urbano sobre a zona rural’. A palestra foi ministrada pela gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres, Flávia Lustosa, que falou sobre os perigos dessa interferência e sobre a necessidade de maior monitoramento dessas áreas.

Durante o evento, a palestrante abordou questões como os conceitos de perímetro urbano e zona rural, a legislação envolvida, evolução da ocupação do território de Palmas, os efeitos dos avanços na qualidade da água e do solo e na produção de alimentos, como ocorrem as ações da Defesa Civil, etc.

Para a gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres, a palestra foi uma oportunidade de explicar um pouco a respeito do trabalho da Defesa Civil e de convidar a população a refletir sobre os efeitos das ações humanas no meio ambiente. “A experiência foi muito construtiva. A sociedade precisa entender que todas as ações, sejam no meio urbano ou rural, têm consequências”, disse.

Alerta

Além disso, Flávia lembrou a todos os presentes que Palmas está entrando no período de estiagem, época em que o número de queimadas aumenta bastante. “Deve-se evitar fazer queimadas ou mesmo fogueiras pequenas para queimar lixo, como as pessoas costumam fazer, porque nesse período do ano há muito vento, o que faz com que o fogo saia de controle e tudo pode virar um grande incêndio, atingindo residências rurais e plantações”, explicou a gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres.

Texto: Jacqueline Fernandes (estagiária) - Revisão e postagem: Iara Cruz