Na reta final da Semana Nacional do Trânsito, Sesmu e parceiros realizam palestras e ação educativa na Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 24 de setembro de 2019 às 17:54

Programação segue até 25 de setembro

As atividades que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e parceiros programaram para a Semana Nacional de Trânsito continuam. O Colégio Criativo em Taquaralto recebeu a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito na tarde desta segunda, 23, e na manhã desta terça-feira, 24, para palestras sobre ciclistas, celular, o uso, o respeito, e a importância da faixa de pedestres. Na ocasião, os alunos fizeram um simulado de vivência nas vias em que as atitudes corretas de um pedestre no trânsito eram colocadas em prática.

No mesmo dia, durante o período da tarde, foi realizada uma ação educativa conjunta na faixa de pedestres da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Nela, os condutores e pedestres foram abordados, e panfletos com informações sobre as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram entregues. O destaque ficou para a obrigatoriedade do pedestre sinalizar com o braço a intenção de fazer a travessia da rua (gesto popularmente conhecido como: sinal de vida), em faixas que não são acompanhadas de um semáforo, por exemplo.

“Estamos chegando nos últimos dias da programação da Semana Nacional do Trânsito aqui na Capital, mas ainda temos muito trabalho para realizar até o dia 28, último dia de campanha. Fizemos um trabalho intenso desde o início do mês de setembro pois todos os anos fazemos essas ações com um único objetivo: o de tornar o trânsito da nossa Capital cada vez mais seguro para todos”, reforça a gerente de Educação para o Trânsito, Kerlen Parriao.

Parceiros

Além da Sesmu, são parceiros da Semana Nacional do Trânsito, as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semus), a Associação de Proteção Veicular (Aprovec), Farmácias Biovida, Hemocentro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesau), Honda Serraverde, e o Projeto Vida no Trânsito são parceiros na SNT em Palmas.

Semana Nacional de Trânsito

A programação é prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB - Lei 9503/1997) e acontece anualmente de 18 a 25 de setembro. Esse ano, com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’, a campanha propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Texto: Lucas Marinho (estagiário)/ Edição e postagem: Lorena Karlla

Edição e postagem: Lorena Karlla