Na Semana Nacional de Combate à Leishmaniose, Palmas promove ações educativas e preventivas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de agosto de 2019 às 11:19

Ações envolvem palestras em escolas, exposição de vetores, orientações em locais públicos e teste rápido em cães


A manhã desta segunda, 12, foi ideal para despertar a curiosidade dos alunos do 5º ano da Escola de Tempo Integral Santa Bárbara sobre a leishmaniose visceral, conhecida popularmente como calazar. Os alunos assistiram palestra ministrada por analistas da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) sobre controle e combate à leishmaniose e ainda conferiram uma exposição com os vetores da doença. A programação faz parte da Semana Nacional de Combate à Leishmaniose que segue até dia 15, com programação diversa na Capital.

 

O aluno Ezequiel Silva, de 10 anos, considerou o aprendizado muito importante. “Já vi cachorros com calazar e a parte que mais me chamou atenção foi saber que a doença pode ser transmitida aos humanos. Agora sei que temos que cuidar bem dos nossos animais para afastar essa doença”, disse.

 

Já Ryan Marques, 10 anos, revelou que pouco sabia sobre a leishmaniose. “Sem saber fica difícil fazer alguma coisa para ajudar o animal ou a gente mesmo. Agora, se acontecer com a gente ou com um animal nosso, vamos saber como identificar os sintomas e o que fazer”, afirmou.

 

“É importante falar sobre o que é a doença, o que causa, como se manifesta, qual o vetor, como prevenir. Porque quanto mais informações eles tiverem, melhor será em termos de prevenção, uma vez que nessa idade eles costumam multiplicar o que aprendem, então certamente, os pais e os vizinhos serão alcançados”, ressaltou a bióloga da UVCZ, Ocleia Rodrigues.

 

Atividades da semana

 

A programação segue nesta terça, 13, com atividades no Parque dos Povos Indígenas, das 17 às 22 horas, com orientações e distribuição de materiais educativos, exposição dos vetores e teste rápido em cães. Na quarta, 14, a partir das 14 horas, a equipe promove ações educativas com os alunos da ETI Daniel Batista, na quadra Arne 64, com palestra sobre combate e controle das leishmanioses e exposição de vetores.

 

As atividades encerram na quinta, 15, com ações na Escola Estadual Tiradentes e na Praça do Ginásio Ayrton Senna. Na escola, a palestra sobre combate e controle das leishmanioses começa às 14h20; e no Ginásio, das 17 às 22 horas, haverá orientações e distribuição de materiais educativos, exposição dos vetores e teste rápido em cães.

 

 





Edição e postagem: Lorena Karlla