Natal Cidade Encantada chega à Região Sul de Palmas e reforça clima de união das famílias palmenses

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 04 de dezembro de 2018 às 10:40

Palmas agora tem três estações de Natal para proporcionar de Norte a Sul espetáculos natalinos às famílias de Palmas

Para a professora de ensino infantil Jaqueline dos Santos Natal é aproveitar momentos com família e nesta segunda-feira, 03, ela levou a pequena Louyse Barros Silveira, de dois anos, assim como dezenas de famílias levaram suas crianças, para presenciarem a chegada do Papai Noel e seus ajudantes e as luzes de Natal se acenderem na estação Sul do Natal Cidade Encantada bem em frente ao Ginásio Ayrton Senna, em Palmas. “Essas apresentações aqui dão uma opção de entretenimento a mais para gente. Ficou bem melhor assim, lá no centro ficava difícil, agora dá para aproveitar mais”, disse.

A novidade este ano é que o Natal Cidade Encantada está proporcionando às famílias de Palmas mais do que luzes de Natal, mas também a multiplicação de momentos especiais com muitas famílias que não tinham a oportunidade, pela distância, de se integrar ao clima natalino na tradicional vila do Papai Noel no Parque Cesamar. “Sabia do Natal no Cesamar, mas era complicado sair de casa com criança à noite então acabou que nunca fui lá ver. Agora essa vila aqui no ginásio fica bem do ladinho da minha casa. Gostei muito”, disse o borracheiro Daniel Ribeiro da Silva.

Silva assistiu com a esposa Amanda Gomes Trindade da Silva e o filho João Miguel Ribeiro Silva, de dois anos, às apresentações de inauguração da estação de Natal da Região Sul. “Ele gostou do que viu. Estamos ensinando aos poucos o que é o Natal para ele. O papai Noel é a primeira vez que ele vê”, disse Amanda.

Comerciantes da região Sul também estão contentes com a descentralização do Natal. Célia Brito e Mauro Oliveira Freitas haviam tentando, sem sucesso, concorrer a vagas na vila do Parque Cesamar em anos anteriores. Desta vez eles conseguiram uma oportunidade na Estação Sul do Natal Cidade Encantada. “No Cesamar sempre é muito concorrido. Agora que o Natal veio para cá também deu mais oportunidade para participarmos. Isso vai garantir muito mais vendas para gente nesse fim de ano”, disse Célia.

O presidente da Associação de Vendedores Ambulantes de Palmas, Carlos Alberto França, disse que o otimismo é comum aos demais comerciantes. “Vai ajudar a melhorar a venda dos comerciantes daqui em 100%. Para o primeiro dia, sentimos um movimento bom, especialmente, porque é um local por onde passa a linha Eixão”, pontuou.

Estações de Natal

A criação de estações de Natal no Ginásio Ayrton Senna (Sul), no Parque dos Povos Indígenas (Norte) e no Parque Cesamar (Centro) tem exatamente como propósito demonstrar a toda Palmas merece ser cuidada como uma só cidade, disse a prefeita Cinthia Ribeiro. “Essa é uma data pensada com muito carinho por nós. O que queremos mostrar é que acreditamos que o verdadeiro Natal é o sentimento de união das famílias e, por isso, precisamos quebrar paradigmas e mostrar que estamos em uma cidade unida em que a festa de Natal vai até nossas famílias”, frisou Cinthia.

A prefeita e as famílias ali presentes assistiram, além da chegada do bom velhinho, a apresentações de canto e dança de alunos das Escolas de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré e Anísio Teixeira Spíndola. Além disso, a Orquestra Jovem e o Coral Mirim da Guarda Metropolitana também deram um show que contagiou ao público, que dançou, cantou e acompanhou nas palmas as crianças, cuja participação demonstra o quão especial é propícia a realização de sonhos especiais no Natal. “Eu gosto muito de dançar, me apresentar aqui tem um significado muito especial por isso tenho me esforçado. Tenho muito orgulho com certeza”, disse Hevylla Nunes de Oliveira, 11 anos, da ETI Anísio Teixeira Spíndola. O palhaço Batatinha Frita e sua trupe também garantiram um show bem humorado.

Mais shows natalinos

As apresentações incluindo o desfile do trenzinho de Natal, como ocorrido ontem, voltarão a acontecer nos próximos sábados e domingos de dezembro, sempre às 19h30, simultaneamente nas três estações do Natal Cidade Encantada. A entrada é gratuita.

Além de um grande palco com telão, tendas garantem a proteção do público da chuva. As barracas e food trucks da Vila dos Sabores garantem ainda variedade de lanches para toda a família. Para garantir o clima de Natal em Taquaralto, toda a Avenida Tocantins também ganhou decoração luminosa temática, que foi ligada na mesma ocasião.