‘Negritude Influencer’ – projeto do fotógrafo Manoel Júnior será exibido no Salão de Exposições da FCP

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 30 de agosto de 2021 às 19:45

Exposição fotográfica que registra influenciadores negros do Tocantins será exibida de 01 a 30 de setembro

‘Negritude Influencer’, a exposição fotográfica que mostra quem são os negros e negras digitais influencers do Tocantins será lançada nesta quarta-feira, 1º de setembro, às 19h, no Salão de Exposições da Fundação Cultural de Palmas (FCP), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O projeto, idealizado pelo produtor cultural e fotojornalista, Manoel Júnior, é composto por 20 imagens com fotolivros em cor, do fotógrafo Flávio Dionísio, que registram alguns dos influenciadores digitais negros e negras do Tocantins. “São 20 imagens coloridas de pessoas da Capital e de várias outras cidades do Tocantins, e vários fotolivros com imagens diferentes que, após a exposição, serão doados para algumas bibliotecas públicas do Estado”, explica Manoel Júnior.

O objetivo do projeto, que é inédito, é revelar e dá oportunidade para pessoas negras, empreendedores e formadores de conteúdo das redes sociais. Também objetiva inspirar mais pessoas negras a serem digitais influencers, blogueiros e produtores de conteúdo no Tocantins, e com isso aumentar as possibilidades de produzir mais e melhores conteúdos.

Segundo Manoel Júnior, no Tocantins, não é diferente do que ocorre em outros estados e países, os negros estão lá nas redes sociais, num número crescente, influenciando, criando espaços, aprendendo a lidar com os algoritmos, conquistando seguidores, likes, contribuindo com seus conhecimentos, posicionamentos, sendo referência nas áreas que atuam, compartilhando informações necessárias e pertinentes para a construção de um mundo melhor e mais justo.

“Já há algum tempo que o espaço que os produtores de conteúdo, sejam eles influenciadores ou blogueiros nos meios digitais, foi majoritariamente branco, e essa oportunidade do projeto contribui para que nós negros também ocupemos esse espaço, uma missão de grande valor. É preciso que tenhamos negros tendo seus talentos, estilo de vida e conteúdo em destaque nas mídias sociais para que sejam influentes na vida de outros negros e negras que necessitam de representatividade em todos as camadas sociais. Existe uma necessidade de modelos, artistas, empresários, policiais, jornalistas negros servindo de inspiração e atuando nas redes sociais de forma mais contundente”, comenta Manoel Júnior.

Para a jornalista Alessandra Bacelar, que participa do projeto, o ambiente das mídias sociais abriu portas e janelas para que os negros. “Abriu para que ocupassem lugar, de uma forma diferente, não apenas para marcar presença virtual, mas pontuando lugar de fala, lembrando de onde vieram, o que desejam, os caminhos percorridos, as dificuldades sofridas, os olhares desconfiados e o encorajamento de que outras pessoas também se encorajem, e não tenham vergonha de ser quem são, de mostrar a simplicidade ou não, as conquistas e reafirmar que há espaço para todos, e que não se deve ter medo de ocupar os espaços, de ter vez e voz”, explica.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Artes Visuais da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado do Tocantins pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal.