No Dia da Fotografia, servidores têm workshop sobre fotojornalismo e metadados

Secretaria Municipal de Comunicação

Autor: Redação IVM | Publicado em 19 de agosto de 2019 às 16:44

Evento foi realizado pela Secom, em parceria com o IVM/EGP, na manhã desta segunda-feira, 19

A história da fotografia e as informações referentes à criação da foto foram alguns dos assuntos abordados no Workshop de Fotografia, promovido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). O evento reuniu cerca de 20 servidores, entre fotógrafos, jornalistas e social medias da Prefeitura de Palmas, e foi realizado no IVM, na manhã desta segunda-feira, 19, data em que se comemora o Dia da Fotografia.

workshop foi ministrado pelo jornalista e repórter fotográfico Edu Fortes, que também é servidor público municipal, com larga experiência, já tendo atuado em diversos veículos de comunicação. Segundo o instrutor, o evento faz parte de uma proposta acertada da Prefeitura em desenvolver uma linha de trabalho, no sentido de que seja criado um arquivo geral de fotos para que este seja disposto em outros momentos, para outros profissionais e outras gestões. “É uma forma de ver o trabalho produzido pelos profissionais de hoje com muito respeito”, destacou.

Na oportunidade, Edu Fortes também falou sobre a fotografia, valorizando Hércules Florence, responsável pela criação da fotografia. Sobre metadados (informações que acrescem aos dados e que têm como objectivo informar sobre eles para tornar mais fácil a sua organização), Fortes explicou que essas informações facilitam muito a vida do profissional, no dia a dia, seja aquele que precisa fazer uma busca, ou mesmo de editores na hora da edição de materiais. “Acho que o metadado dá ao profissional que realizou o trabalho a oportunidade de ser reconhecido na pós-produção. É a divulgação, a criação de informações básicas para acompanhar esse material, que pode ser localizado, tanto quando disposto online quanto no arquivo municipal, para que estudantes e outras pessoas possam acessar”.

A fotógrafa Luciana Pires, que trabalha na Secom, foi uma das participantes do evento. A servidora disse que se interessou bastante pelo trabalho com metadados, devido à facilidade na hora de localizar fotos. “Às vezes, como é triste para a gente que é fotografo ver uma foto nossa publicada sem os créditos, que é um direito nosso”, disse, lembrando que, com o metadado, os profissionais têm essa segurança, além da facilidade para quem está editando.

Abertura

Durante a abertura do workshop, a presidente do IVM, Valéria Albino de Araújo Nunes deu as boas-vindas aos servidores participantes e parabenizou a todos pelo Dia da Fotografia. Na oportunidade, pediu sugestão de como o Instituto pode melhor atendê-los, não só no que diz respeito à qualificação, mas também em relação ao cuidado e bem-estar do servidor, pois essa é uma preocupação da prefeita Cinthia Ribeiro.

A diretora de Jornalismo da Secom, Isis Coutinho, além de agradecer a presença de todos os participantes e a disponibilidade do instrutor em ministrar o workshop, destacou que o evento teve o objetivo não só de prestigiar os fotógrafos e profissionais que atuam com fotografia na Prefeitura, mas também de apresentar a eles a nova metodologia de trabalho que será implantada no Município. A diretora disse ainda que a parceria com o IVM no Dia da Fotografia foi uma forma de aperfeiçoar os conhecimentos da equipe para que esta possa ajudar na construção do acervo fotográfico municipal.

Edição e postagem: Lorena Karlla