No Dia Mundial da Limpeza Urbana, saiba como ajudar a manter a cidade limpa

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação/Secom | Publicado em 27 de agosto de 2021 às 17:49

Em Palmas, cerca de 715 servidores atuam diretamente na área de limpeza pública

No Dia da Limpeza Urbana, celebrado no dia 27 de agosto, a Prefeitura de Palmas reforça a importância da conscientização coletiva para manter a cidade mais limpa e sem entulhos nas ruas, colaborando com o trabalho das equipes que se dedicam diuturnamente para manter Palmas conservada e agradável. Esses profissionais exercem um serviço essencial que impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida de toda a população, mas, muitas vezes são invisibilizados e os seus esforços não são reconhecidos. Em Palmas são mais de 700 pessoas atuando na área de limpeza urbana, e diariamente vão às ruas da Capital para manter a cidade limpa e organizada.

Um desses profissionais, que faz a cidade do pôr do sol ser ainda mais linda e admirada por todos que aqui chegam, é Albertino Rodrigues, de 64 anos, que há mais de uma década ajuda no setor de limpeza urbana da Capital. Atualmente, ele trabalha na manutenção e limpeza do Parque Cesamar, mas já integrou as equipes que cuidam da limpeza nas quadras. “É muito gratificante quando as pessoas reconhecem o nosso trabalho e dão valor. É uma luta diária, mas sem nós como que seria né?’’, ressaltou.

Cuidados

Para garantir a manutenção da limpeza urbana por meio dos serviços como a catação, varrição, roço e a coleta direta dos resíduos domiciliares, é necessário um esforço de todos os profissionais envolvidos. A Prefeitura reforça que é fundamental também uma atenção especial da população para o processo de armazenamento e retirada do lixo. Sendo necessário ainda organizar e manter os recipientes bem fechados. Além de não descartar os resíduos em terrenos baldios ou áreas verdes para não causar danos à natureza.

As equipes trabalham com as escalas de atividades nos três turnos, para atender as demandas dos serviços por todas as regiões da Capital, atuando nas quadras, praças, parques e nas praias. Mesmo com o trabalho intenso das equipes, há muitas coisas que podem ser melhoradas e ajustadas, e a construção desse caminho passa pelo apoio e contribuição de todos os palmenses.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), com a empresa contratada por meio do serviço de concessão MB Limpeza Urbana, que juntas executam as diversas frentes de serviços para manter o fluxo regular da limpeza e remoção dos resíduos nas vias do município.

Ecopontos

Palmas possui 12 ecopontos, que são distribuídos estrategicamente em várias localidades para recebimento dos materiais recicláveis. A destinação correta dos lixos nos recipientes de cor azul é para os materiais similares ao papel e papelão, já o de cor amarelo para o metal, e o vermelho para o recebimento de plásticos. Após o processo de recebimento nos recipientes, os materiais são destinados aos catadores para uso no reaproveitamento.

Veja a abaixo os locais dos pontos para entrega dos materiais recicláveis:

• Ecoponto da ACNO 1 (103 Norte) - Anexo III da Corregedoria da Justiça;
  • Ecoponto da Arse 34 (310 Sul) - IFTO;
  • Ecoponto da AASE 50 (502 Sul) - Defensoria Pública na Avenida Teotônio Segurado;
  • Ecoponto da Arno 12 (105 Norte);
  • Ecoponto na Praça da Arso 42 (405 Sul);
  • Ecoponto na Praça da Arse 21 (204 Sul);
  • Ecoponto da Arso 61 (603 Sul);
  • Ecoponto da Arso 102 (1005 Sul);
  • Ecoponto na Praça dos Girassóis (Terratins);
  • Ecoponto da Arno 22 (205 Norte);
  • Ecoponto na Praça dos Girassóis (Tribunal de Justiça);
  • Ecoponto na Praça da Arne 13 (108 Norte).