No mês da mulher, servidores da Casa Abrigo e do Centro de Referência Flor de Lis têm café da manhã

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla/Sedes | Publicado em 31 de março de 2023 às 12:37

Momento foi de reflexão e acolhimento às servidoras que atendem mulheres vítimas de violência na Capital

Cuidar e acolher quem cuida, essa foi a mensagem transmitida durante o café da manhã com as servidoras do Centro de Referência Flor de Lis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência e da Casa Abrigo, na manhã desta sexta-feira, 31. O encontro faz parte da programação de celebração do Dia da Mulher - registrado em 8 de março. Nesta sexta, 31, as atividades relativas à data serão encerradas com ação do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier. 

Parte da política de proteção à mulher, os equipamentos fazem o atendimento direto às mulheres vítimas dos diversos tipos de violência, e as servidoras, em sua maioria do sexo feminino, vivenciam conjuntamente as dores e condições de vulnerabilidade do público atendido. “A gente recebe as mulheres tão fragilizadas, faz esse acolhimento, e é inevitável e necessário se colocar no lugar delas, se posicionar na escuta de suas dores”, conta a gerente do Centro Flor de Lis, Silvia Martins Bemvindo. “Por isso precisamos desses momentos para fortalecer a equipe e agradecer a cada uma pelo empenho diário”, finalizou. 

A secretária Adriana Aguiar ressaltou a relevância do serviço ofertado pela equipe e parabenizou a dedicação das cerca de 20 servidoras que atuam nos dois equipamentos. A gestora enfatizou que os encontros precisam adotar a frequência mensal para promover a integração e também trazer a leveza ao ambiente. “Em nome de toda a equipe, enfatizo minha gratidão pelo trabalho de vocês, pelo colaboração diária que vai muito além da gestão pública”, disse.  

“A política da mulher não está dissociada das demais políticas públicas, quando há as ações dos Cras estamos trabalhando as políticas voltadas à mulher, por exemplo, talvez impedindo que futuras violências ocorram”, comentou.  

Durante o café da manhã, a Sedes apresentou o projeto ‘Eu sou o meu melhor presente’, que incentiva o resgate da autoestima e o autoconhecimento, por meio da ação simples de se olhar no espelho e se valorizar. A ação consiste na instalação do espelho para o autocuidado em órgãos públicos. “Recebemos mulheres que perderam suas identidades, que acreditaram nas falas de seus abusadores, sobre sua autoimagem, sobre o seu valor. Esse gesto simples, de olhar para si mesma, representa muito”, enfatizou a assistente social da Casa Abrigo, Alzenira Maria de Oliveira Arruda.

Também participaram da programação a secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, Fernanda Halum Pitaluga, a diretora de Políticas Sociais para a Mulher, Cristiane Sousa, e a coordenadora da Casa Abrigo, Marta Carvalho Meirelles, além de outros membros da equipe gestora da Sedes.