No Senado, prefeita Cinthia Ribeiro reivindica união do Congresso por novo pacto federativo

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 23 de maio de 2019 às 14:53

A cerimônia foi requerida pelo senador Eduardo Gomes, com apoio e adesão de mais de 30 parlamentares da Casa


Em pronunciamento marcado por emoção, com lembranças e reconhecimento a quem lutou pela criação e a todos que atuam pelo desenvolvimento da Capital do Tocantins, mas também com reivindicações, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, fez um apelo na tribuna do Senado pelo empenho de parlamentares pelo novo pacto federativo do Brasil, com partilha mais justa aos municípios das verbas públicas. A solicitação foi feita durante sessão solene em homenagem aos 30 anos de Palmas, no Senado. A realização da cerimônia foi solicitada pela Prefeitura de Palmas ao senador Eduardo Gomes, do Tocantins, que apresentou o requerimento em plenário, aprovado e assinado por mais de 30 parlamentares da Casa. 



Como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a gestora conclamou a bancada tocantinense e todo o Congresso para ampliar o debate sobre o novo Pacto Federativo, “que permita aos estados e municípios voltarem a investir na melhoria da qualidade de vida de suas populações”.

 

 

“Palmas ainda é uma cidade privilegiada, com saúde financeira e capacidade de endividamento que lhe permite buscar empréstimos internacionais. Mas esta não é a realidade da imensa maioria de municípios, incluindo aí também o Estado do Tocantins, que hoje está impossibilitado de captar empréstimos para investimentos”, afirmou. 

 

 

A prefeita ressaltou ainda a necessidade de investimentos para a Capital. “Sobreviver apenas com o Fundo de Participação do Município e os parcos impostos municipais tornou-se quase impossível para quem tem a responsabilidade com a saúde básica, a educação básica, o saneamento, parte da segurança, o transporte público, o lazer, a cultura e a assistência social.”

 

 

Para ela, a sobrecarga sobre os municípios “deve e precisa ser aliviada o mais urgente possível”. “Pode estar aí a chave para o Brasil voltar a crescer, com cidades mais dinâmicas e  Estados com capacidade de investimentos. O modelo de recursos centralizados na esfera federal já se mostrou esgotado e incapaz de gerar crescimento. Por isso, faço esse apelo para que o pacto federativo seja completamente revisto em favor das pessoas. Eu digo pessoas porque elas vivem nas cidades, nos estados...”

 

 

Segundo ela, este é o pedido mais urgente que Palmas faz ao Brasil. “Vamos retribuir com muito crescimento, exibindo uma invejável qualidade de vida e um celeiro de oportunidades de negócios que se multiplicam a cada ano. Uma cidade que atinge uma população de 300 mil habitantes em apenas 30 anos, em pleno cerrado, onde não havia absolutamente nada, na isolada margem direita do rio Tocantins merece um olhar mais atento de todo o Brasil”, citou.  

 

 

Emoção

 

 

Na sessão, Cinthia Ribeiro se emocionou ao lembrar de sua atuação profissional no Senado. “Olho para este plenário e enxergo a minha história de vida. Esta casa me propiciou a primeira oportunidade de trabalho, depois que consegui minha formação em Anápolis, em Goiás. Aqui nesta Casa aprendi a compreender o alcance da política na vida das pessoas. Os debates de alto nível que influenciam quem por aqui orbita”, disse, ao citar o ex-senador Epitácio Cafeteira, quem lhe proporcionou o primeiro emprego. 

 

 

Outro momento de emoção ocorreu quando a prefeita lembrou de João Ribeiro, senador falecido em 2013, com quem foi casada: “Outro mestre da política. Um entusiasta do Tocantins, um apaixonado pelo Brasil, conselheiro da República, pai exemplar, homem público amado e reconhecido pelo seu povo. Portanto, estar aqui hoje não é um compromisso formal ou protocolar. É talvez um dos momentos mais emocionantes da minha vida. A casa que me acolheu e que hoje acolhe a cidade que administro”.

 

 

Agradecimentos

 

 

A prefeita fez agradecimento especial ao Senado. “Palmas só tem a agradecer. O Senado é um grande parceiro do qual esperamos muita grandeza no debate dos grandes temas nacionais que também nos interessam. A democracia passa por aqui e aqui ela é aperfeiçoada. Palmas e o Tocantins são frutos dessa democracia. Nasceram junto com a Constituição cidadã”, ressaltou. 

 

 

De acordo com a prefeita, Palmas deve muito ao Senado, por seu envolvimento na criação do Tocantins. “Pelos recursos carreados pelas bancadas tocantinenses que aqui passaram e, muito recentemente pela aprovação desta casa de um financiamento junto ao banco Cooperação Andina de Fomento, na casa de US$ 60 milhões que representarão um novo salto no desenvolvimento de Palmas”, disse. 



Siqueira Campos

 

 

Em seu discurso, a prefeita exaltou a coragem e dedicação de Siqueira Campos. “Foi esse olhar acurado e visionário do criador do estado do Tocantins que recaiu sobre uma área localizada entre uma serra e um rio que mais tarde se transformaria em lago. Este homem, de uma geração que pensava grande, é Siqueira Campos, deputado federal por cinco mandatos, quatro vezes governador do Tocantins, idealizador, criador e construtor de Palmas, hoje primeiro suplente de senador, também amado e reconhecido pelo seu povo”, disse. “Neste aniversário de 30 anos, Palmas se reconciliou com esta história, resgatando sentimentos puros e verdadeiros do bairrismo que toma conta da cidade. O palmense se orgulha da sua cidade e da sua história.  Ter contribuído com isso me faz gratificada”, disse. 

 

 

Ao citar Siqueira Campos, a prefeita citou o sucesso das comemorações dos 30 anos de Palmas. “Realizamos a maior festa de aniversário da história da capital de todos os tocantinenses. Mais de 100 mil pessoas nas margens do lago sonhado por Siqueira Campos, celebrando os 30 anos, com os artistas filhos da terra, a  dupla Henrique e Juliano, os maiores astros da música sertaneja no Brasil atualmente. Dois garotos nascidos no Tocantins e investidores no Estado, cantando ao lado de artistas da terra durante quase 4 horas. Foi de arrepiar. Como está sendo para mim agora, narrar esses momentos num lugar tão marcante para mim”, finalizou.

 

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla