Nona Edição do Terça Literária acontece nesta terça-feira, 26, em homenagem a escritores que partiram

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 22 de novembro de 2019 às 16:28

Sob o tema ‘Imortalidade – não morro nem que me matem’, a Terça Literária é uma  “reflexão sobre a imortalidade acadêmica”

José Gomes Sobrinho, Margarida Lemos, Fidêncio Bogo e Mário Martins escritores que compõem a Academia Palmense de Letras e que já partiram do plano terreno, serão homenageados na Terça Literária, dia 26 de novembro. O evento, parceria da Fundação Cultural de Palmas com a Academia Palmense de Letras,  será realizado no Theatro Fernanda Montenegro, às 20 horas, com entrada franca.

A 9ª edição do Terça Literária discorrerá sobre a ‘eternidade’ de quem se imortalizou através da literatura, sob o tema ‘Imortalidade – não morro nem que me matem’, uma “reflexão sobre a imortalidade acadêmica”, afirma o diretor do evento, Edson Cabral. O verso 'Não morro nem que me matem' é de autoria do poeta José Gomes Sobrinho.

Terça Literária

O Terça Literária é resultado da parceria entre a Fundação Cultural de Palmas e a Academia Palmense de Letra, e tem a finalidade de valorizar e difundir a produção literária de escritores tocantinenses, através da promoção de saraus literários, declamação de poesia, palestras, projeção de vídeos, apresentações musicais, debates sobre a obra de autores locais e sessão de autógrafos, entre outros eventos.

O projeto também visa incentivar à formação de plateia para a literatura e o teatro, desenvolver o lado emocional de crianças, jovens e adultos, a oralidade e a expressividade.

Esta edição conta com recurso oriundo de emenda parlamentar do vereador Gerson Alves.

Imortais homenageados

José Gomes Sobrinho - nasceu em Garanhuns no dia 08 de novembro de 1935 e faleceu na cidade de Palmas – TO, dia 05 de maio de 2004.  Foi sócio fundador da Academia Palmense de Letras, Cadeira nº 07, primeira posição, cujo patrono é o poeta pernambucano Luis Jardim. Foi poeta, escritor, articulista, palestrante e teatrólogo.

Margarida Lemos - nasceu em Vitória, no Espírito Santo e faleceu na cidade de Palmas – TO, no dia 13 de junho de 2012. Foi sócia fundadora Academia Palmense de Letras, Cadeira nº 04, primeira posição cuja patronesse é a missionária Beatriz Silva. Foi educadora, missionária batista, oradora, conferencista e pesquisadora brasileira.

Fidêncio Bogo - nasceu na cidade de Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí, Estado de, filólogo, contista e poeta Santa Catarina, no dia 12 de maio de 1931 e faleceu em Palmas, dia 13.04.2015. Foi sócio fundador Academia Palmense de Letras, Cadeira nº 8, primeira posição. Nasceu na cidade de Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina, no dia 12 de maio de 1931 e faleceu em Palmas, dia 13.04.2015. Filósofo, educador brasileiro.

Mário Ribeiro Martins- nasceu no dia 07 de agosto de 1943, na cidade de Ipupiara, no agreste da Bahia, Região da Chapada Diamantina e faleceu em Palmas-TO, no dia 16 de março de 2016. Ocupou a Cadeira nº 04 da Academia Palmense de Letras, segunda posição, cuja patronesse é a missionária Beatriz Silva. Escritor, Cronista, Poeta, Sociólogo, Pensador, Mestre em Teologia, Ecologista, Filósofo, Jurista, Dicionarista, Biógrafo, Historiador.